28 de junho de 2026
Casamata dobra atendimento contra o câncer na Baixada
Estrutura abrigará o novo acelerador linear do hospital, utilizado no tratamento de radioterapia
A Santa Casa de Santos entregou, no começo da noite desta sexta-feira (26), a sua mais nova casamata. A estrutura abrigará o novo acelerador linear, viabilizado por emenda do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSD). O avanço deve dobrar o número de atendimentos a pessoas que estão em tratamento contra o câncer na Baixada Santista e Vale do Ribeira.
A obra, orçada em aproximadamente R$ 5 milhões, englobou todo o espaço da Unidade II do Complexo de Radioterapia, que foi batizada com o nome do ex-prefeito de Santos, Paulo Gomes Barbosa, pai de PAB. Viabilizada por meio de articulação do deputado federal junto à Prefeitura de Santos, a casamata se trata de uma estrutura reforçada para abrigar o novo acelerador linear de forma a conter a radiação emitida pelo aparelho.
“A gente sabe o quão difícil é para as famílias que têm alguém com essa doença que é tão agressiva. Ao mesmo tempo, nós sabemos que um tratamento rápido e eficiente pode fazer a diferença para salvar vidas”, destacou Paulo Alexandre durante seu discurso.
Acelerador dobrará atendimentos
O novo acelerador foi adquirido com recursos encaminhados pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSD) através de emenda parlamentar individual – a maior já destinada à instituição, no valor de R$ 10,5 milhões.
Segundo o deputado federal, sua família tem longa história com a unidade de saúde, onde sua avó trabalhou para sustentar a família durante muitos anos.
“Colocar esses valores aqui talvez tenha sido a ação mais acertada do nosso mandato, porque eu sei que vai salvar muitas vidas”, prosseguiu o parlamentar.
A casamata é fundamental para a instalação do acelerador linear, que agora inicia a fase de testes, possibilitando a ampliação dos atendimentos ainda neste ano.
Equipamento de ponta para a saúde
Um dos mais modernos do Brasil, o novo acelerador linear conta com tecnologia avançada de IGRT 3D (Radioterapia Guiada por Imagem em três dimensões), que permite maior precisão na aplicação da radiação.
Com isso, o acelerador reduz impactos em tecidos saudáveis e aumenta a eficácia do tratamento. A inovação também possibilitará a ampliação das modalidades terapêuticas, beneficiando pacientes com diferentes tipos de neoplasias.
“A cidade de Santos se mobilizou através de uma emenda do deputado Paulo Alexandre para que nós possamos combater essa doença tão terrível que assola a nossa cidade, nosso Estado, nosso país, ou seja, o mundo todo”, afirmou Ariovaldo Feliciano, provedor da Santa Casa.
Com o novo acelerador linear, a expectativa da Santa Casa é de dobrar o número de atendimentos, saindo de 65 para 130 pacientes por dia. Atualmente, a instituição já possui um equipamento do tipo, que também foi adquirido com o apoio de Paulo Alexandre Barbosa durante o ano de 2010, no exercício de seu mandato como deputado estadual.
PAB apoiou a saúde regional
Durante seu discurso, Ariovaldo ainda destacou o apoio de Paulo Alexandre à Santa Casa e a importância das emendas para manter as contas da unidade de saúde em dia.
“As Santas Casas não conseguem viver de receitas ordinárias. Quando muito bem administrada, a receita iguala a despesa. Nós temos em São Paulo, criação do governador Tarcísio de Freitas, o SUS Paulista, que complementa boa parte do SUS. É uma remuneração que cobre as despesas, algumas, nem todas, mas realmente muito melhor do que outros Estados que não têm essa complementação. Então, se o hospital não tem sobra da receita ordinária, como faz para investimentos? Como o nosso querido deputado Paulo Alexandre fez: enviando verbas parlamentares”, explicou o provedor.
Ele destaca, ainda, o fato de que muitas intervenções feitas na Santa Casa se deram após o recebimento de emendas parlamentares e terminou o discurso reforçando o agradecimento.
“Agradeço muito ao Paulo pelo que ele faz pela saúde da Baixada Santista e não só pela Baixada Santista, mas também pelo Vale do Ribeira e pelo Litoral Norte”, finalizou.
‘Benê’ também terá mais atendimentos
Em paralelo a esta entrega da Santa Casa de Santos, Paulo Alexandre Barbosa ainda articulou, junto ao Ministério da Saúde, a liberação de R$ 7 milhões em investimentos que se encontravam travados para que o Hospital Beneficência Portuguesa também pudesse adquirir mais um acelerador linear.
O equipamento já partiu dos Estados Unidos e deverá chegar a Santos em até 45 dias.