Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

28 de junho de 2026

Casamata dobra atendimento contra o câncer na Baixada

 | Jornal Acontece

Estrutura abrigará o novo acelerador linear do hospital, utilizado no tratamento de radioterapia

 

A Santa Casa de Santos entregou, no começo da noite desta sexta-feira (26), a sua mais nova casamata. A estrutura abrigará o novo acelerador linear, viabilizado por emenda do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSD). O avanço deve dobrar o número de atendimentos a pessoas que estão em tratamento contra o câncer na Baixada Santista e Vale do Ribeira.

 

A obra, orçada em aproximadamente R$ 5 milhões, englobou todo o espaço da Unidade II do Complexo de Radioterapia, que foi batizada com o nome do ex-prefeito de Santos, Paulo Gomes Barbosa, pai de PAB. Viabilizada por meio de articulação do deputado federal junto à Prefeitura de Santos, a casamata se trata de uma estrutura reforçada para abrigar o novo acelerador linear de forma a conter a radiação emitida pelo aparelho.

 

A gente sabe o quão difícil é para as famílias que têm alguém com essa doença que é tão agressiva. Ao mesmo tempo, nós sabemos que um tratamento rápido e eficiente pode fazer a diferença para salvar vidas”, destacou Paulo Alexandre durante seu discurso.

 

Acelerador dobrará atendimentos

 

O novo acelerador foi adquirido com recursos encaminhados pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSD) através de emenda parlamentar individual – a maior já destinada à instituição, no valor de R$ 10,5 milhões. 

 

Segundo o deputado federal, sua família tem longa história com a unidade de saúde, onde sua avó trabalhou para sustentar a família durante muitos anos.

 

Colocar esses valores aqui talvez tenha sido a ação mais acertada do nosso mandato, porque eu sei que vai salvar muitas vidas”, prosseguiu o parlamentar.

 

A casamata é fundamental para a instalação do acelerador linear, que agora inicia a fase de testes, possibilitando a ampliação dos atendimentos ainda neste ano.

 

Equipamento de ponta para a saúde

 

Um dos mais modernos do Brasil, o novo acelerador linear conta com tecnologia avançada de IGRT 3D (Radioterapia Guiada por Imagem em três dimensões), que permite maior precisão na aplicação da radiação. 

 

Com isso, o acelerador reduz impactos em tecidos saudáveis e aumenta a eficácia do tratamento. A inovação também possibilitará a ampliação das modalidades terapêuticas, beneficiando pacientes com diferentes tipos de neoplasias.

 

A cidade de Santos se mobilizou através de uma emenda do deputado Paulo Alexandre para que nós possamos combater essa doença tão terrível que assola a nossa cidade, nosso Estado, nosso país, ou seja, o mundo todo”, afirmou Ariovaldo Feliciano, provedor da Santa Casa.

 

Com o novo acelerador linear, a expectativa da Santa Casa é de dobrar o número de atendimentos, saindo de 65 para 130 pacientes por dia. Atualmente, a instituição já possui um equipamento do tipo, que também foi adquirido com o apoio de Paulo Alexandre Barbosa durante o ano de 2010, no exercício de seu mandato como deputado estadual.

 

PAB apoiou a saúde regional

 

Durante seu discurso, Ariovaldo ainda destacou o apoio de Paulo Alexandre à Santa Casa e a importância das emendas para manter as contas da unidade de saúde em dia.

 

As Santas Casas não conseguem viver de receitas ordinárias. Quando muito bem administrada, a receita iguala a despesa. Nós temos em São Paulo, criação do governador Tarcísio de Freitas, o SUS Paulista, que complementa boa parte do SUS. É uma remuneração que cobre as despesas, algumas, nem todas, mas realmente muito melhor do que outros Estados que não têm essa complementação. Então, se o hospital não tem sobra da receita ordinária, como faz para investimentos? Como o nosso querido deputado Paulo Alexandre fez: enviando verbas parlamentares”, explicou o provedor.  

 

Ele destaca, ainda, o fato de que muitas intervenções feitas na Santa Casa se deram após o recebimento de emendas parlamentares e terminou o discurso reforçando o agradecimento.

 

Agradeço muito ao Paulo pelo que ele faz pela saúde da Baixada Santista e não só pela Baixada Santista, mas também pelo Vale do Ribeira e pelo Litoral Norte”, finalizou.

 

‘Benê’ também terá mais atendimentos

 

Em paralelo a esta entrega da Santa Casa de Santos, Paulo Alexandre Barbosa ainda articulou, junto ao Ministério da Saúde, a liberação de R$ 7 milhões em investimentos que se encontravam travados para que o Hospital Beneficência Portuguesa também pudesse adquirir mais um acelerador linear.

 

O equipamento já partiu dos Estados Unidos e deverá chegar a Santos em até 45 dias.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

28 de junho de 2026

Defesa Civil alerta para chuvas intensas após morte e desabamentos em São Paulo

Leia mais

28 de junho de 2026

Cubatão recebe certificação estadual de Município Amigo da Juventude

Leia mais

28 de junho de 2026

Pinguins começam a surgir nas praias da Baixada com chegada do inverno

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.