Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

10 de julho de 2026

Guarujá terá caminhão interativo sobre economia de energia no Morrinhos II

 | Jornal Acontece

Projeto Aulas de Energia leva caminhão adaptado, tecnologia e experiências interativas ao Caec André Luiz Gonzalez, no Morrinhos II.

 

 

 

A Prefeitura de Guarujá promove, de terça-feira (14) a sexta-feira (17), o projeto Aulas de Energia, no Caec André Luiz Gonzalez, no Morrinhos II. A iniciativa é realizada por meio de parceria entre o Fundo Social de Solidariedade, a Secretaria Municipal de Educação e a Neoenergia Elektro.

As atividades acontecem das 9 às 16 horas, na Travessa 268, Quadra 77, s/n. A proposta é aproximar estudantes da rede municipal e moradores da comunidade de experiências interativas sobre consumo consciente de energia elétrica.

 

Experiência interativa será no Caec do Morrinhos II

 

O projeto funciona dentro de um caminhão adaptado como Unidade Móvel Educacional. O espaço foi preparado para apresentar, de forma leve e dinâmica, como pequenas mudanças de hábito podem reduzir o consumo de energia e estimular atitudes mais sustentáveis no dia a dia.

 

Caminhão adaptado do projeto Aulas de Energia da Neoenergia

 

A visita busca transformar o aprendizado sobre eletricidade em uma experiência prática. Em vez de apenas receber orientações, os participantes interagem com recursos tecnológicos e visualizam o caminho percorrido pela energia até chegar às residências.

 

Atividades mostram como a energia chega às casas

 

A programação reúne vídeos educativos, demonstrações e equipamentos que ajudam a explicar conceitos de geração, transmissão e uso eficiente da eletricidade. Entre as atrações estão o globo de plasma, que demonstra o comportamento da eletricidade, e o gerador Van de Graaff, usado para apresentar efeitos da eletrostática.

 

Painel interativo mostra o caminho da energia elétrica até as casas

 

Os visitantes também poderão conhecer uma parede interativa que simula a transmissão de energia em uma cidade, além de uma maquete de residência eficiente com orientações para economizar energia no cotidiano.

 

Tecnologia ajuda a explicar economia no dia a dia

 

O espaço contará ainda com um gerador manual, que permite comparar o consumo de diferentes tipos de lâmpadas. A proposta é mostrar, na prática, como escolhas simples podem fazer diferença na conta de luz e no impacto ambiental.

 

Globo de plasma usado em atividade educativa sobre eletricidade

 

Outra atração é a experiência de realidade aumentada, que proporciona uma imersão tecnológica aos participantes. Ao final da visita, o público também poderá registrar o momento em um totem digital.

 

Projeto integra programa de eficiência energética

 

O Aulas de Energia integra o Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Elektro, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. A ação alia educação, tecnologia e sustentabilidade para conscientizar crianças, jovens e adultos sobre o uso responsável da energia elétrica.

Com a atividade no Morrinhos II, Guarujá amplia o acesso da comunidade a conteúdos sobre economia de energia, preservação ambiental e consumo consciente, em uma programação aberta no Caec André Luiz Gonzalez até sexta-feira.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

10 de julho de 2026

Cubatão leva educação ambiental e bem-estar animal para alunos

Leia mais

10 de julho de 2026

Cubatão vira estudo de caso para Universidade Federal

Leia mais

10 de julho de 2026

Reciclagem cresce e fortalece economia circular no Brasil

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.