30 de junho de 2021
Praia Grande moderniza a frota de ônibus municipais
Praia Grande passará a contar com cinco novos e modernos ônibus na sua frota de linhas municipais a partir da próxima quinta-feira (1º). A entrega será realizada pela concessionária do serviço na Cidade, a Viação Piracicabana. Os veículos substituirão modelos mais antigos e possuem tecnologia de menor emissão de gases poluentes na atmosfera (cerca de 5 vezes menor), ar-condicionado, wi-fi e acessibilidade completa. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Transportes (Setransp).
Serão cinco modelos convencionais, com cerca de 42 lugares, e com a substituição, a idade média dos ônibus, em Praia Grande, passará de 3,5 anos para 3 anos (valor abaixo do previsto contratualmente, uma vez que a concessionária deve manter, durante a vigência da concessão, a frota com idade média de pelo menos cinco anos).
Os novos veículos contam com elevadores para cadeirantes na entrada central. Todos possuem espaço para cão guia e assentos reservados com diferencial de cor e tamanho para idosos, pessoas com deficiências, gestantes, mães com crianças de colo e obesos, de acordo com especificações da norma de acessibilidade da ABNT-NBR, que indica especificações técnicas para fabricação de veículos de características urbanas para transporte coletivo de passageiros.
Os ônibus são da marca Mercedes Benz, são modelos movidos a Biodiesel e, como diferencial, contam com a nova tecnologia Euro 5, com menor emissão de gases poluentes na atmosfera, com o agente regulador ARLA 32. Estes veículos são preparados para atender os novos limites de emissão de gases de acordo com a legislação PROCONVE P7.
O secretário de Transportes de Praia Grande, Leandro Avelino, destacou a preocupação que a Administração Municipal tem em oferecer sempre o melhor serviço a toda a população. “Além de sempre buscarmos formas de modernizar o sistema para quem pega ônibus todos os dias na Cidade, os novos veículos trazem muitos benefícios ao meio ambiente. Para se ter uma ideia, a emissão de gases gerados por um veículo EURO 3, o modelo usado anteriormente, é equivalente à emissão de gases de cinco destes novos veículos. É um importante avanço”.