12 de junho de 2017
RELIGIÃO
Paróquias de Guarujá celebram Corpus Christi nesta quinta (15)
Atividades começam logo cedo com a confecção dos tapetes e são finalizadas a noite com a celebração de missas.
Os católicos do Município celebram, nesta quinta-feira (15), o feriado religioso de Corpus Christi. Com muita fé e devoção, os fiéis das paróquias começam os trabalhos logo cedo com a confecção dos tapetes na parte da manhã e têm o seu encerramento com procissões e missas à noite.
Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro (Praça da Matriz, 1 – Centro), as atividades se iniciam a partir das 7 horas com a produção dos tapetes por jovens e adultos atuantes na paróquia, além daqueles que queiram ajudar. A partir das 18 horas é iniciada a procissão na Praça da Matriz que percorre as seguintes vias: Avenida Puglisi, Rua Washington, Rua Arthur Costa Filho, Avenida Leomil, retorna para a Avenida Puglisi, terminando em frente à igreja para a missa campal.
Com relação à Igreja Santa Rosa de Lima (Avenida Manoel da Cruz Michael, 297 – Santa Rosa), a programação começa por volta das 8 horas, com a confecção dos tapetes. À tarde, às 16 horas, ocorre a Adoração ao Santíssimo, dentro da Capela São José (Rua Benedito Boaventura, 295 – Santa Rosa III). O cronograma segue com procissão, a partir das 16h45, tendo a capelinha como seu ponto de partida e prosseguindo pelas ruas José Foster Júnior, Celina Pardal, Atílio Gelsomini, Avenida Manoel da Cruz Michael, chegando até a paróquia para celebração da missa.
Já na Paróquia Nossa Senhora das Graças (Rua Padre Anchieta, 107 – Vila Alice), a produção dos tapetes é iniciada por volta das 7 horas, e no período da tarde, às 16 horas, ocorre a Santa Missa na igreja e logo após é dado início à procissão de Corpus Christi nas seguintes vias: Padre Anchieta, Cunhambebe, São Paulo, Mato Grosso e Praça 14 Bis, retornando e finalizando na Matriz.
Na Paróquia Senhor Bom Jesus (Avenida Heleno Correa de Lima, 365 – Vila Zilda), os fiéis começam os trabalhos por volta das 8 horas e segue até as 12 horas. No período noturno, será realizada a missa a partir das 18 horas e as atividades serão finalizadas com procissão pela Avenida Heleno Corrêa de Lima.
História
A festa, que tem como significado o Corpo de Cristo, celebra o mistério da Eucaristia e sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A comemoração da data acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia.