04 de julho de 2017
Profissional
Palestras orientam profissionais de beleza na Sala do Empreendedor
A Sala do Empreendedor Santista receberá, durante o mês de julho, uma ação para orientar profissionais de beleza, donos de salões, barbearias e clínicas de estética sobre nova legislação do setor.
Realizada em parceria com o Sebrae e o Sindicato dos Empregados em Institutos de Beleza e Cabelereiros, a iniciativa realizou a primeira palestra nesta segunda-feira (3) e prevê outros encontros nos dias 10, 17 e 24, sempre das 13h às 17h, na Rua General Câmara, 30, Centro Histórico. O objetivo é esclarecer sobre A Lei do Salão Parceiro, que passou a regulamentar a atuação de profissionais que trabalham como autônomos dentro dos salões e que recebem parte do faturamento. Antes, o local recolhia o imposto de todo o faturamento. Agora, o profissional vai emitir as notas fiscais e o dono vai enviar os documentos para a contabilidade para o recolhimento do imposto sobre a comissão.
Na terça e no dia 17, trata-se de uma oficina para orientação sobre como começar bem a Formalização e a Lei do Salão Parceiro.
Já nos dias 10 e 24 a ação vai envolver um plantão de formalização e regulamentação do MEI para profissionais de beleza de Santos, onde será possível checar toda a documentação, fazer a formalização no Portal do Empreendedor etc.
Só em Santos existem 2.071 profissionais que atuam como cabeleireiros e em outras atividades de tratamento de beleza registrados como MEIs, segundo o Portal do Empreendedor. A gestora de beleza do Sebrae-SP da Baixada Santista, Cynthia Garrido Ferreira, explica que, após tirarem dúvidas nas palestras, os profissionais já poderão iniciar a formalização e dar andamento ao contrato para firmar a parceria.
A manicure Isabel Cristina dos Passos, que trabalha em um salão, esteve na palestra de terça-feira justamente para entender a nova legislação. “Sempre é bom estarmos atualizados sobre este tipo de coisa”.