11 de julho de 2017
Transporte
Comissão de transportes conhece central de monitoramento da Dersa
A Comissão Municipal de Transportes (CMT) concluiu a série de visitas a unidades de Centro de Controle Operacional de empresas e órgãos que atuam no setor na região. Na última quinta-feira (6), representantes do colegiado, acompanhados de técnicos da CET, conheceram o serviço de monitoramento das travessias litorâneas operadas pela Dersa, incluindo a de balsas entre Santos e Guarujá. A central de câmeras funciona em área junto ao atracadouro no município vizinho.
Antes de conhecer a central de monitoramento, como parte da visita técnica, a comissão acompanhou explanação sobre as oito travessias exploradas pela empresa no litoral paulista, com detalhamento sobre movimento de passageiros/carros, número de embarcações, investimentos e outros dados. O diretor de Operações, Nilson Baroni, e profissionais da área de planejamento da Dersa repassaram as informações.
Pelo sistema Santos-Ponta da Praia/Guarujá por dia, em média, são: 16.500 veículos, 8.700 motos, 7.500 bicicletas e 110 passageiros. Na travessia Santos-Centro/Vicente de Carvalho o movimento diário médio é de 13.200 passageiros e 2.100 bicicletas.
OUTROS MODAIS
A comissão, que reúne representantes da Administração Municipal e da sociedade civil, também conheceu as centrais de monitoramento da CET, do VLT (além dos veículos) e da Piracicabana.
Conforme o presidente da CMT, Rafael Santos de Paula, o objetivo foi possibilitar aos integrantes uma visão sobre a gestão dos principais modais que servem à população santista, de forma a pensar no transporte de maneira integrada. O diretor de Transporte Público da CET, Murilo Barletta, que faz parte da comissão, também participou da visita ao CCO da Dersa.