25 de outubro de 2021
Músico que foi alvo de ovadas enquanto tocava violoncelo na rua ganha vaquinha virtual
O músico Luiz Felipe Salinas, 20 anos, estava se apresentando em frente a uma loja de instrumentos musicais, em uma rua movimentada de Santos, quando foi atacado por ovos, atirados de um apartamento dos arredores.
Luiz mora em Sorocaba, em uma casa modesta que ganhou da mãe. Hoje ele vive de música, uma paixão que surgiu ainda criança, quando ganhou o violoncelo do bisavô, aos 7 anos de idade. Ele toca nas ruas e em alguns restaurantes, viajando de cidade em cidade, para ajudar a sustentar o filho, Valentim, de 1 ano e 6 meses.
Luiz não tem renda fixa, ele se mantém com a música, mas ainda assim não é suficiente. Tem dias que, tocando, ele consegue chegar em 100 reais e dias que 30 reais é o máximo que consegue receber. Quando soube que ia ser pai, Luiz começou a vender bala na rua e a cada bala comprada, no valor de R$ 1,00, ele tocava uma música.
”Não tive tempo de estudar como gostaria, porque descobri cedo que ia ser pai, mas depois disso passei a trabalhar todos os dias das 8 às 18h, porque queria dar o melhor para meu filho”, conta Luiz.
Assim que sua história viralizou nas redes, Luiz ganhou uma bolsa de estudos de uma empresária para estudar. Ele cursará Música na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), no modelo de ensino à distância, com bolsa integral custeada pela benfeitora.
A vaquinha foi criada para comprar um violoncelo novo para o músico trabalhar, pois o atual, herdado pelo bisavô, está muito antigo e trincado; e ajudar no sustento do filho, enquanto dedica parte do seu tempo para se aperfeiçoar.