22 de fevereiro de 2022
Prefeitura prepara novo plano de parcelamento de débitos municipais
Contribuintes que atualizarem seu cadastro na Prefeitura receberão vantagens no parcelamento
A Prefeitura de Praia Grande está preparando uma nova lei municipal de incentivo ao parcelamento de débitos municipais tributários e não tributários. O objetivo é beneficiar o contribuinte da cidade, que poderá fazer o financiamento de seus débitos, com menos juros e multas. E o melhor, tudo de forma fácil, rápida e sem burocracia.
A nova legislação vai criar o Plano de Parcelamento Incentivado (PPI), que será estendido a todos os tributos municipais, incluindo IPTU, ISSQN (empresas e autônomos), alvará de localização e funcionamento, ITBI, além de outros débitos, como multas, por exemplo. O plano vai facilitar o parcelamento de débitos e o primeiro passo que o contribuinte deve tomar é procurar a Secretaria de Finanças, na Prefeitura, e fazer uma atualização cadastral.
Para aderir ao Programa de Parcelamento Incentivado, é necessário estar com o cadastro devidamente atualizado na Prefeitura. A atualização é necessária, pois assim que a Lei for aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo Executivo, os contribuintes devidamente atualizados no sistema receberão uma carta com as propostas e opções. A Prefeitura adotará um critério de segurança para o envio dos informes.
Para a atualização é necessário a matrícula do imóvel, CPF, RG e, caso necessário, comprovante de alteração de endereço. Em caso de contrato, tem que estar completo e com firma reconhecida das assinaturas, podendo encaminhar por e-mail ou vindo no atendimento. Caso o contrato não demonstre vínculo com o proprietário principal cadastrado, será requerido e protocolado, e a Sefin analisará a solicitação.
A atualização cadastral pode ser feita pelo email da Sefin cadastroimobiliário@praiagrand
Conforme o secretário de Finanças, Cristiano Mola, a Administração de Praia Grande tem buscado alternativas para beneficiar contribuinte, especialmente neste momento pós pandemia, em que quase todos os setores econômicos foram afetados. “Com a nova Lei, a prefeita vai oferecer vantagens e facilidades aos munícipes em relação as formas de parcelamento, estímulo aos contribuintes. Além de dar oportunidade de negociação com redução de juros e multas no pagamento, o contribuinte poderá fazer o financiamento de forma rápida e sem nenhuma burocracia”.