19 de outubro de 2018
Calçada da Fama
Picuruta Salazar receberá Estrela da Calçada da Fama do Cine Roxy
Noite contará com pré-estreia do filme Picuruta Salazar – A Lenda do Gato, show de surf music e exposição de fotos. Longa-metragem estreia no circuito em 01/11.
Picuruta Salazar é o maior recordista mundial de vitórias em campeonatos de Surf e um dos maiores ídolos esportivos do país. Tem 169 títulos, foi 10 vezes Campeão Brasileiro Profissional e 3 vezes Vice-campeão Mundial. Picuruta plantou a semente da Brazilian Storm, dos títulos mundiais conquistados por Gabriel Medina e Adriano Mineirinho. Esses e outros feitos estão no documentário “Picuruta Salazar – A Lenda do Gato”, que terá avant-première nacional em 29 de setembro, a partir das 18h, no Cine Roxy 5.
Na ocasião, o surfista receberá a Estrela da Calçada da Fama do Cine Roxy. No local estão imortalizados santistas ou profissionais que tornaram-se conhecidos por suas carreiras iniciadas em Santos, e que levaram o nome da cidade ao Brasil e ao exterior, como Pelé, Chorão, Ney Latorraca, Nuno Leal Maia, Rubens Ewald Filho, Cisco Araña, Sergio Mamberti, entre outros.
A noite terá início com projeção do filme às 18h. Ao término da exibição, acontece a homenagem na Calçada da Fama e show de surfi music ao vivo com a banda Mad Haolies, na parte externa do cinema, em frente ao Cine Café. Depois, 21h, tem nova sessão do longa-metragem – esta última já está esgotada.
Depois, a obra estreia em circuito comercial no Roxy em 1º de novembro e, após, em 8 de novembro em outras cidades. Esta será a primeira pré-estreia do longa no Brasil.
Sobre o filme:
Como o filho de um humilde caminhoneiro de Santos provou que era possível viver do surf, rompendo com os paradigmas de um esporte até então dominado por uma elite da Zona Sul carioca, para se tornar o exemplo a ser seguido por gerações de surfistas profissionais – culminando nos atuais títulos mundiais e brasileiros.
História é o que não falta neste documentário dirigido por Alex Miranda (Comercial; A Alma Roqueira de Noel; Carnaval, no meu quintal; CutBack; Pelada, futebol na favela), que em um intrincado trabalho de pesquisa e documentação, leva ao espectador a história do surf brasileiro sob a ótica de um grupo de pioneiros paulistas, que desde sempre tinha um objetivo na vida: aproveitá-la.
Seguindo a linha cronológica da vida de Salazar, chegamos até o Quebra-mar, vemos a história do Emissário Submarino e das ondas que fizeram deste pico o mais relevante da Baixada Santista, e na sequência acompanhamos como o nosso protagonista começou saindo de Santos para competir nas praias vizinhas, gerando fortes rivalidades que impulsionaram a qualidade do surf da época. Os personagens Tinguinha e os irmãos do Tombo falam sobre essa rivalidade com os santistas, que cruzavam a balsa para surfar no Guarujá.
Em pouco tempo, Picuruta faz a sua primeira viagem para fora do Brasil partindo para o Havaí, com o já famoso surfista Rico de Souza, que acompanhou Picuruta em muitas das suas viagens. Após essa viagem, a vida de Picuruta cada vez mais é pautada pelo calendário dos campeonatos de surf no Brasil e no mundo, momento na narrativa em que o surfista Otávio Pacheco lembra as vitórias seguidas de Picuruta no Rio de Janeiro e na África do Sul, onde viveu uma polêmica bateria contra Tom Carrol.
Serviço:
Avant-première Picuruta – A Lenda do Gato
Segunda-feira, 29 de outubro
18h – pré-estreia
Em seguida, homenagem na Calçada da Fama, exposição de fotos e show de surf music com banda Mad Haolies
21h – segunda sessão do filme (já esgotada)
As sessões são para convidados. A programação externa é aberta ao público.
O filme estreia no circuito comercial, no Roxy, no dia 01/11 e depois 08/11 em outras cidades.