27 de fevereiro de 2019
Compromisso da empresa
VLI investe mais de R$ 10 milhões em projetos sociais
Mais de 20 mil pessoas foram beneficiadas ao longo de 2018
Somente em 2018 a VLI colaborou com projetos em 11 cidades e beneficiou mais de 20 mil pessoas, algo que representou um investimento de mais de R$ 10 milhões. Isso por que a qualidade de vida por meio de um transporte logístico eficaz é um compromisso da empresa. Para atingir esse objetivo, a companhia vai além do investimento em bons serviços para agregar ao seu dia a dia um propósito social: desenvolver as comunidades que convivem com as suas operações.
As ações sociais estão presentes nas regiões de Belo Horizonte, Betim, Divinópolis, Itaúna, Montes Claros, Patrocínio, Contagem (MG), Cubatão, Santos, Campinas (SP) e Barra dos Coqueiros (SE), e contemplaram pessoas em todas as etapas da vida. De projetos de incentivo à leitura na infância à assistência para instituições de longa permanência de idosos, a companhia colabora com o desenvolvimento social em todo o país.
A iniciativa “Estação do Esporte” é um exemplo disso. Modalidades esportivas como judô, handebol e voleibol estão sendo praticadas por 400 crianças e adolescentes em Contagem e Montes Claros (MG), com o objetivo de buscar o desenvolvimento de aspectos como trabalho em equipe, tolerância, respeito, dimensão de grupo e responsabilidade compartilhada. O projeto iniciado ano passado está em andamento.
Além de colaborar com o desenvolvimento das pessoas em cada região, a companhia também inclui em suas ações sociais algumas obras de preservação de importante marcos da evolução da logística nacional, a exemplo do projeto de restauração da sede da extinta Rede Ferroviária Federal em Belo Horizonte.
“Com o plano de ações executadas ano a ano, esperamos contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das cidades, deixando um legado para a população”, avalia Maria Clara Fernandes, gerente de Responsabilidade Social da VLI.
Principais iniciativas de 2018 em São Paulo
Na Baixada Santista
- Escolas que inovam: nove instituições públicas ganharam reforma das bibliotecas e implantação de núcleos tecnológicos contemplando mais de oito mil alunos
- Escolas das mães: três unidades em policlínicas; mil pessoas alcançadas (foto)
- Equipamentos para oito policlínicas santistas e entrega do oftalmóvel, van para atendimentos oftalmológicos
- Núcleo de Educação para Paz (NEP) na Secretaria de Educação de Santos
- Apoio às copas esportivas de escolas públicas de Santos
- Programa de Apoio às Comunidades Pesqueiras por meio de cursos profissionalizantes; 130 pessoas qualificadas
- Montagem da sede do projeto de corte e costura em Cubatão – espaço para capacitar mais de 300 pessoas por ano (foto)
- Oficina do Teatro do Kaos para 100 jovens e adultos de Cubatão
Em Campinas
Promoção de inclusão social por meio da prática de atividades esportivas, em Campinas, com projeto o Movimento e Cidadania beneficiando mais de 400 participantes