11 de abril de 2022
Praia Grande realiza 377 agendamentos de avaliações pré-cirurgia de castração de animais

Duas clínicas veterinárias credenciadas com o Município oferecem 240
vagas por mês/Colaboração Rodrigo Herrero
A ampliação dos procedimentos de cirurgia de castração de cães e gatos avança em Praia Grande. Na última semana foram agendadas pela central telefônica Acolhe PG 377 avaliações pré-cirúrgicas de animais junto às clínicas veterinárias credenciadas. Num primeiro momento estão sendo atendidos casos de vulnerabilidade social, pessoas com transtorno de acumulação, entre outros critérios específicos definidos pela Coordenadoria de Defesa e Saúde Animal do Governo do Estado. Havendo a ampliação de vagas, a castração poderá ser disponibilizada ao público
em geral.
O atendimento é semelhante ao da rede credenciada de consultas de especialidades e exames que a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande oferece aos munícipes. Até o momento foram credenciadas duas clínicas veterinárias, que ofertarão um total de 240 vagas por mês. E ambas já estão recebendo os animais para a avaliação
pré-cirúrgica ao longo do mês de abril. Após essa primeira consulta, que vai determinar a realização ou não da castração, as próprias clínicas veterinárias fazem o agendamento e o procedimento cirúrgico, bem como a microchipagem para a identificação dos animais.
Por meio dessa rede de clínicas veterinárias credenciadas, a meta da Sesap é ampliar o acesso para todo o território do Município. Mas para isso, é fundamental que os interessados colaborem e não faltem. “É importante que, quando a pessoa receba um telefonema da nossa equipe para o agendamento, ela não falte, pois, o absenteísmo prejudica o
trabalho e tira a oportunidade de outra pessoa que quer o procedimento cirúrgico para o seu animal”, explica o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Marono.
O levantamento dos animais a serem castrados está sendo feito levando em conta os seguintes critérios: situações de vulnerabilidade social, com munícipes que recebam Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada (BPC); pessoas com deficiência; indivíduos com transtorno de acumulação; animais em locais limítrofes, próximos a reserva natural que possam ter contato com animais silvestres; e associações protetoras de animais e protetores voluntários da Cidade.
Para ter uma dimensão maior da necessidade, está em desenvolvimento o Censo Animal pela Rede de Atenção Básica, por meio das Unidades de Saúde da Família (Usafas). Com esse estudo, que visa identificar os cães e gatos, será possível desenvolver um planejamento e também a programação de ações de Controle de População Animal, auxiliando na prevenção de riscos e agravos à saúde do ser humano, além de promover o bem-estar animal.
Público geral – A oferta de vagas poderá ser ampliada nos próximos meses e oferecida à população geral,dependendo da aprovação do credenciamento de novas clínicas veterinárias e da disponibilidade de mais vagas. “Com o aumento de vagas de acordo com os credenciamentos em andamento, vamos facilitar o agendamento por meio do Acolhe PG para toda a população. Isso vai permitir que as pessoas que tenham interesse se manifestem junto à central telefônica. Mas isso vai depender do surgimento de novas vagas”, detalha Marono.
Acolhe PG – O Acolhe PG é um serviço telefônico que disponibiliza para a população acesso a profissionais qualificados que vão prestar esclarecimentos, informar sobre os serviços de saúde ofertados pela rede de Atenção à Saúde Municipal e também monitorar e orientar pessoas que estão com sintomas de covid-19.
No ano passado o serviço foi ampliado para atender pacientes que necessitam de transporte para tratamento de saúde, acompanhamento de gestantes de alto risco, agendamento de consultas e exames e disque amamentação, proporcionando uma maior agilidade em diversos atendimentos de saúde. Os números para atendimento são: 162 e 3496-2281. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 17 horas.