30 de abril de 2022
Como assistir ao vivo o eclipse solar hoje a tarde
Acontece hoje (30) o eclipse parcial do sol. Fenômeno em que a lua encoberta parte do disco solar. Ele só poderá ser observado por quem estiver no extremo sul da América do Sul, Oceano Pacífico e parte do litoral antártico onde será mais intenso e dará para ver 40% e 54% do disco do Sol encoberto. No Brasil apenas a região do oeste gaúcho terá a chance de visualizar entre 17h50min e 18h15min (horário de Brasília), mas há previsão de chuva e tempo nublado em partes do Estado.
O Observatório Nacional fará transmissão ao vivo hoje a partir das 15h pelo canal da rede social. A transmissão será apresentada por Josina Nascimento, astrônoma, que vai explicar como ocorrem os eclipses, além de disponibilizar imagens de outro fenômeno solar, visto a partir de Marte.
Como acontece esse fenômeno solar
Eclipses solares acontecem quando a Lua fica entre o Sol e a Terra, projetando uma sombra sobre o planeta. A sombra mais escura, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada umbra, em torno da qual se define a sombra mais clara, a penumbra, na qual a luz solar é parcialmente bloqueada.
Durante um eclipse parcial o Sol e a Lua não ficam totalmente alinhados, de modo que nosso satélite não cobre totalmente o astro; o resultado disso é que o Sol fica com a forma de uma crescente, como se tivesse recebido uma “mordida”.