Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

05 de maio de 2022

Usafa Maracanã realiza encontro sobre alimentação saudável e atividade física

 | Jornal Acontece

Projeto Medida Saudável retoma trabalho em grupo de orientação e promoção à saúde

 

Dentro do programa de retomada das atividades das Unidades de Saúde da Família (Usafas) de Praia Grande, a Usafa Maracanã realizou na última terça-feira (3) a volta do Projeto Medida Saudável, que valoriza a alimentação saudável e a atividade física como formas de promover a saúde e oferecer mais qualidade de vida à população. Os encontros haviam sido paralisados por conta da pandemia, mas agora começam a retornar à normalidade.

 

E no primeiro bate-papo, uma nutricionista e um educador físico trataram sobre a importância dos nutrientes no nosso organismo, os cuidados a serem tomados para não comer em excesso e a diferença entre alimentos in natura, processados e ultraprocessados. Além disso, os benefícios de unir atividade física e alimentação mais balanceada para a saúde foram enfatizados na conversa.

 

“Fico muito feliz em vê-los reunidos para essa retomada das atividades. Nossa ideia é falar do conceito de alimentação saudável e esclarecer dúvidas, desmistificando alguns pensamentos que eles têm sobre alguns alimentos e orientando sobre a importância de comer alimentos variados, em menor quantidade, mas evitando dietas restritivas. Sempre pensando em passar a informação de forma lúdica, para que todos gravem bem”, explica a nutricionista Cristina Freitas, do Núcleo Ampliado de Saúde da Família na Atenção Básica (Nasf-AB) de Praia Grande.

 

A outra ponta desse processo é o exercício físico, que é trabalhado de forma complementar aos cuidados com o que se come. Sempre com foco na saúde. “Procuramos enfatizar na Academia da Saúde a atividade física em prol da saúde e não do estético, que pode até vir junto, mas é secundário, pois aqui estamos pensando na melhora da qualidade de vida das pessoas e na diminuição do uso de medicamentos”, destaca o educador físico da Academia da Saúde Maracanã, Mauricio dos Santos.

 

É o caso de Maria de Lourdes Reis Sá Malheiro, 81 anos, que frequenta a Academia da Saúde Maracanã desde o início e, durante o bate-papo, frisou o quanto a prática da atividade física tem sido benéfica para a sua mobilidade. “Estou feliz de não estar dependendo de ninguém para fazer minhas tarefas. Por causa dos exercícios eu estou bem melhor. Agora eu estico o braço e consigo estender a roupa no varal, puxar a cama. Vou até o Caiçara a pé e volto de ônibus, estou sempre me movimentando”, conta.

 

Diferenças – Uma curiosidade foi a disposição em uma mesa de alguns alimentos vendidos nas feiras e supermercados. Uma espiga de milho, uma lata com o milho em conserva e um salgadinho de milho foram exibidos para exemplificar como os produtos são feitos e os perigos dos ultraprocessados para a saúde. O mesmo exemplo foi utilizado com o abacaxi.

 

“Nós trouxemos os alimentos para eles verem e entenderem na prática esse processo. O abacaxi, por exemplo. Primeiro tem a fruta, um alimento in natura. Aí tem o abacaxi em calda, processado, com três ingredientes: açúcar, água e o abacaxi. E depois o suco em pó de abacaxi, que muitas pessoas utilizam e que a gente quer mostrar que é melhor tomar o suco de fruta do que comprar esses suquinhos industrializados, ricos em conservantes, estabilizantes, corantes e açúcar, prejudiciais ao organismo, e que de fruta mesmo não têm nada” detalha a nutricionista.

 

Na apresentação também foram entregues dentro de um copinho plástico papeis com frases destacando os benefícios dos exercícios físicos. Cada participante retirava um papel, lia a frase e o professor da Academia da Saúde falava a respeito, comentando sobre os benefícios na prevenção de doenças como hipertensão e diabetes, além do fortalecimento muscular e da melhora da flexibilidade.

 

O retorno do projeto Medida Saudável foi conduzido pela nutricionista Cristina Freitas e pelo educador físico Mauricio dos Santos, com o apoio das estagiárias de nutrição do Nasf, Geovanna Santos Silva e Tamires Scatena, que estão estagiando na rede graças a uma parceria da Prefeitura de Praia Grande com a Universidade São Judas Tadeu.

 

Ao final do encontro foi entregue um informativo impresso com um resumo das orientações denominado “10 passos para uma alimentação saudável”. A expectativa é que os encontros do projeto Medida Saudável ocorram na Usafa Maracanã sempre na primeira terça-feira de cada mês.

 

Nasf-AB – Dentro de sua estrutura de serviços prestados, o Nasf se destaca na prevenção à saúde, além de agilizar os atendimentos. A equipe conta com profissionais nas seguintes áreas: pediatria, ginecologia, psicologia, fisioterapia, educação física, assistência social e nutrição. O Nasf atende a partir da rede de Atenção Primária, em conjunto com as Unidades de Saúde da Família (Usafas) do Município.

 

Atenção Básica – Investir na Atenção Básica é a principal diretriz da área da Saúde em Praia Grande. O setor é considerado porta de entrada do sistema responsável por atendimentos primários nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) que evitam procedimentos de urgência, emergência e hospitalares através de acompanhamento médico com consultas. A Cidade chegou à marca de 30 equipamentos deste tipo. Para os próximos anos, está prevista a construção de mais quatro Usafas.

 

Mensalmente são realizados cerca de 40 mil atendimentos voltados à população como consultas, exames, diagnósticos e encaminhamentos para as Especialidades Médicas, trabalhos em grupo, pequenos procedimentos, entre outros.

 

Os números municipais comprovam o avanço. A Cidade ampliou as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) que atuam nas Usafas. Em 2012, eram 47, agora, em 2022, são mais de 100, crescimento que supera 100%. Desta forma, Praia Grande garante cobertura total populacional na ESF. A excelente marca reforça o Município como referência na Região Metropolitana da Baixada Santista no setor.

 

A mesma evolução ocorreu com relação ao número de Usafas, com salto de mais de 80%. Em 2012, eram 16 equipamentos deste tipo. Após a inauguração das Usafas Princesa, Noêmia e Guilhermina, a Cidade passou a contar com 30 unidades.

 

Confira o endereço das 30 Usafas:

 

1 – Usafa Aviação – Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, nº2929

 

2 – Usafa Boqueirão – Av. Pres. Kennedy, nº 918 Boqueirão

 

3 – Usafa Mirim – Av. dos Sindicatos, nº 635 – Mirim

 

4 – Usafa Tupi – Rua Meinacós, nº 95 – Tupi

 

5 – Usafa Aloha – Rua Zenji Sasaki, nº 269- Nova Mirim

 

6 – Usafa Anhanguera – Rua Josefa Alves de Siqueira, nº 649 – Anhanguera

 

7 – Usafa Antártica – Av. dos Trabalhadores 3801 – Antártica

 

8 – Usafa Caiçara – Rua Mathilde de Azevedo Setubal nº 630 – Caiçara

 

9 – Usafa Esmeralda – Rua Menotti Del Picchio, altura do n° 179

 

10 – Usafa Forte – Av. Rio Branco, nº 562 – Forte

 

11 – Usafa Guaramar – Av. dos Trabalhadores, nº 1717 – Glória

 

12 – Usafa Maracanã – Rua Cesar Rodrigues Reis, 850 – Maracanã

 

13 – Usafa Melvi – Rua João Caetano, nº 101 – Melvi

 

14 – Usafa Mirim II – Rua Nossa Senhora da Conceição, nº 400

 

15 – Usafa Ocian – Rua José Jorge, 521 – Ocian

 

16 – Usafa Quietude – Rua Rui Manoel Sampaio Seabra Pereira, nº 500

 

17 – Usafa Real – Rua das Begônias, nº 453 – Real

 

18 – Usafa Ribeirópolis – Rua Esmeraldo Tarquínio nº 471 – Ribeirópolis

 

19 – Usafa Esmeralda II – Av. Hugo de Carvalho Ramos, 1521 – Esmeralda

 

20 – Usafa Samambaia – Av. das Araucárias nº 181 – Samambaia

 

21 – Usafa Santa Marina – Rua Particular, 598 – Anhanguera

 

22 – Usafa São Jorge – Av. dos Trabalhadores, nº 4242 – Antártica

 

23 – Usafa Solemar – Av. Pres. Kennedy, nº 19726 – Solemar

 

24 – Usafa Sítio do Campo – Rua Maria Luiza Lavalle, nº 68 – Sítio do Campo

 

25 – Usafa Tupiry – Rua Idelfonso Galeano, nº 368 – Tupiry

 

26 – Usafa Vila Alice – Rua Renata Câmara Agondi, nº 46 – Anhanguera

 

27 – Usafa Vila Sônia – Rua Antônio Cândido da Silva nº 1075 – Vila Sônia

 

28 – Usafa Princesa – Rua Vergílio Gabriel de Siqueira. – Bairro Princesa

 

29 – Usafa Noêmia -Av. Pres. Kennedy, 4960 – Bairro Tupi

 

30 – Usafa Guilhermina-Av. Pres. Kennedy, 2100 – Bairro Guilhermina.

 

 

 

Foto: Jairo Marques
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

05 de maio de 2022

A partir de setembro, reservas online serão obrigatórias para uso dos quiosques do Portinho

Leia mais

05 de maio de 2022

Queda nos índices criminais é mantida pelo segundo mês consecutivo

Leia mais

05 de maio de 2022

Tráfego na Ponte Pênsil está alterado

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.