Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

05 de maio de 2022

Para combater a crise escolas oferecem educação financeira para alunos e pais

 | Jornal Acontece

Durante a crise de saúde da pandemia do Covid-19 a população e as escolas tiveram que se adequar a uma nova realidade e um dos reflexos é que o país ainda atravessa uma grande crise financeira.

 

Dentro das novas necessidades absorvidas no período, uma que se destacou foi a educação financeira nas escolas. “O tema se mostrou um grande diferencial para as escolas, pois, quando trabalhada adequadamente, não ensina apenas a importância do dinheiro, mas também a importância de ter sonhos e objetivos para o futuro, e isso é fundamental para os alunos nesse momento”, explica Reinaldo Domingos, presidente da DSOP Educação Financeira.

 

Domingos complementa que o tema também auxilia os alunos a entenderem melhor a situação pela qual os pais estão passando, em caso de crise. “Por tratarmos esse tema de uma forma leve, o entendimento das crianças é maior. São muitas ações relacionadas ao tema, um exemplo simples foi uma ação que realizamos no início da quarentena, incentivando os alunos a desenharem um arco-íris, em um símbolo de que tudo passará”, conta o especialista.

 

Para os pais

 

Além dos alunos, uma nova demanda que apareceu foi também a conscientização do conteúdo para os pais ou cuidados dos alunos. “Um exemplo é a empresa de educação financeira DSOP, que anteviu as dificuldades que essas instituições iriam enfrentar com a crise e está se oferecendo para auxiliar os responsáveis pelos alunos com informações que serão decisórias para travessia desse momento”, explica o presidente da DSOP, que implanta programas de educação financeira em escolas em todo o país.

 

Mesmo antes da pandemia, esse tema já era necessário, a taxa elevada de inadimplência e de endividamento no Brasil proporciona uma certeza: o Brasil precisa de educação financeira. Felizmente hoje já são centenas de milhares de crianças e jovens de todo o Brasil estão sendo educadas financeiramente pelo Programa DSOP Educação Financeira nas Escolas.

 

Atualmente estudos e pesquisas indicam uma mudança cultural, com a conscientização de que o ambiente escolar é o mais propício para o ensino dessa disciplina. Comprovando ainda que a família do aluno também é beneficiada.

 

“Há quem pense que as crianças não têm discernimento para lidar com finanças”, relata Reinaldo Domingos, “porém notamos que com 4, 5 ou 6 anos elas já reconhecem o dinheiro como um meio para realizar sonhos. Isso nos faz acreditar em uma nova geração de pessoas independentes financeiramente, mais realizadas e felizes”.

 

A educação financeira não se restringe apenas aos alunos. Os professores são capacitados para dominar e então disseminar o tema, e também os pais assistem palestras e têm acesso a cursos online gratuitos. Dessa forma, a mudança comportamental é trabalhada em toda a comunidade.

 

Famílias notam resultados

 

Por conta dos resultados positivos sentidos nos lares, cresce nos últimos anos o número de escolas em todo o país que adotam o Programa DSOP Educação Financeira nas Escolas. Pesquisa indica que 100% das crianças e jovens que recebem educação financeira na escola, participam das discussões relacionadas às finanças da família em casa.

 

Esse é um dos dados da 1ª Pesquisa de Educação Financeira nas Escolas, realizada em 2017, uma parceria entre o Instituto de Economia da UNICAMP, por seu Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT), o Instituto Axxus e a Abefin.

 

Ela também aponta que a grande maioria (71%) dos alunos que têm aulas sobre o tema nas escolas ajudam os pais a fazerem compras conscientes. A pesquisa foi realizada com 750 pais/responsáveis de cinco capitais brasileiras, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Vitória.

 

 

Participação na Bett Educar 2022

 

Para apresentar ao público escolar essas e outras informações sobre a importância da implantação da educação financeira nas escolas, a DSOP Educação Financeira participará da Bett Educar 2022.

 

O evento acontece entre os dias 10 e 13 de maio de 2022, e é o maior evento de educação e tecnologia da América Latina. Congrega, anualmente, mais de 270 empresas nacionais e internacionais, mais de 20 startups do setor e cerca de 30.000 participantes da comunidade educacional de todos os estados brasileiros, que se encontram com o propósito de buscar inspiração, discutir o futuro da educação e o papel que a tecnologia e a inovação desempenham na formação de todos os educadores e estudantes.

 

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

05 de maio de 2022

Simples Trabalhista: saiba mais sobre projeto

Leia mais

05 de maio de 2022

São Paulo tem 134 processos por dia por conta de empréstimos consignados

Leia mais

05 de maio de 2022

Tarifa da luz vai subir! Veja dicas para economizar na conta

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.