O bairro Caruara, na Área Continental de Santos, vibrará com uma celebração religiosa, folclórica e cultural neste domingo (5). A tradicional Festa do Divino Espírito Santo chega à sexta edição com uma programação para todas as idades, que resgata as populares tradições caiçaras.
O festejo se inicia com a celebração da palavra, às 8h30, na Capela Santa Catarina de Alexandria. Às 12h, um cortejo levará a bandeira até a Praça Encarnación Corpaz, onde a festa conta com feira gastronômica e de artesanato produzido pela comunidade local.
Entre as atrações musicais, destaques para os shows da cantora Katya Teixeira, o violeiro Osni Ribeiro, os grupos Entrelatinos e Samba a Três, além dos cantores e compositores Danilo Nunes, Rogerio Baraquet e Tom Sapiranga. Para as crianças, haverá o espetáculo circense da Bella Cia.
Realizada pelo coletivo Barca Cultural, Caruartes, Sociedade de Melhoramentos do Bairro e Comunidade Católica da Capela de Santa Catarina de Alexandria, a festa tem apoio da Prefeitura, por meio de emendas parlamentares dos vereadores Benedito Furtado, Fabrício Cardoso, Telma de Souza e Zequinha Teixeira, além da Associação Água Viva e do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista.
Origem
A festa é realizada em outras cidades brasileiras, como Pirenópolis (GO), Alcântara (MA), Mogi das Cruzes (SP), São Luiz do Paraitinga (SP), Diamantina (MG) e São Lourenço do Sul (RS), sempre sete semanas depois do Domingo de Páscoa para comemorar a descida do Espírito Santo.
O evento se originou em Portugal, no século 14, com uma celebração estabelecida pela rainha Isabel (1271-1336) por ocasião da construção da igreja do Espírito Santo, na cidade de Alenquer.
A tradição chegou ao Brasil com os primeiros povoadores. Há documentos que atestam sua realização desde os séculos 17 e 18.
Programação completa
8h30 – Celebração da Palavra (Capela Santa Catarina de Alexandria)
12h – Cortejo com Bandeira
12h30 – Abertura Oficial
13h40 – Bella Cia
15h – 15h40 – Entrelatinos
16h – 16h40 – Osni Ribeiro
17h – 17h40 – Katya Teixeira
18h – 18h40 – Tom Sapiranga
19h – 19h40 – Danilo Nunes
20h – 20h40 – Bailão do Santo
21h – 22h – Samba a Três