02 de junho de 2022
Horto Florestal apresenta programação especial em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Administrado pela Urbia Águas Claras desde abril deste ano, parque vai oferecer atrações educativas e musicais no próximo domingo
Oportunidade única para revigorar as energias em meio à natureza, o Parque Alberto Löfgren — Horto Florestal, localizado na Zona Norte de São Paulo, preparou uma programação especial para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no próximo domingo (5). As atrações, que são gratuitas e para todos os públicos, serão divididas entre programas educativos, culturais e musicais.
Além da agenda diferenciada para a data, os visitantes também poderão aproveitar outros programas já oferecidos no local, como as visitas mediadas pelas trilhas do Horto e conhecer o UrbiaTour, sistema de visitas guiadas pelo parque por meio de carrinhos elétricos, disponível diariamente, das 09h às 17h, no valor de R$15 por pessoa.
Confira abaixo a programação completa para domingo (5):
EDUCATIVO
Visita Temática: Abelhas Nativas do Horto Florestal
Local: Centro de Visitantes e caminhada pelo Horto Florestal
A equipe de educação ambiental da Urbia conduzirá uma visita guiada pelas colônias de diferentes espécies de abelhas nativas. Além de abordar curiosidades, na ocasião, serão destacadas as características de cada espécie e a importância delas para a polinização da flora e para o meio ambiente. Horário: 10h às 11h30.
Visita Temática: Circuito Botânico do Horto
Local: Portão 1 (ponto de encontro)
Abordando aspectos históricos e biológicos, a visita mediada pela equipe de educação ambiental da Urbia apresentará ao público os destaques do acervo botânico do Horto Florestal, como o arboreto dos Pinheiros-do-brejo, cujo plantio remonta os primórdios do Horto, do final do século XIX. Horário: das 14h às 15h30
Contação de Histórias “A hora do Conto”
Local: Tenda Multiuso
A arte-educadora especializada em contação de histórias Rita Nasser realizará a atividade utilizando recursos lúdicos, como tecidos e fitas para compor o cenário, além de panos coloridos para o público se sentar. A atividade prioriza a imaginação, criatividade e interação entre o público. Serão distribuídos alguns livros na atividade. Horário: das 13h às 14h.
CULTURAL/MUSICAL
Aula de Zumba + DJ Salvador Reis
Local: Tenda Multiuso
Ministrada pelo professor Luiz Cândido, a aula de zumba é uma atração já consolidada aos domingos no Parque. A novidade fica por conta da apresentação do DJ Salvador Reis, músico natural de Macaé (RJ), com mais de 20 anos de carreira artística, que comandará o repertório da aula. Horário: das 10h às 12h.
Atração musical “The Worker Beat”
Local: Tenda Multiuso
O DJ Salvador Reis realizará uma segunda performance no Parque. Dessa vez, ele vai incorporar sons de ferramentas do universo do trabalho, como furadeira e martelo, ao som dançante das batidas eletrônicas. O repertório será composto por músicas populares brasileiras e hits internacionais. Horário: das 12h às 13h.
Apresentação do Coral Ecoarte
Local: Tenda Multiuso
O Coral Ecoarte, do Movimento de Corais da Zona Norte de São Paulo, vai realizar uma apresentação performática no Horto Florestal. Liderado pela regente Lydia de Godau, o grupo vai interpretar clássicos da música popular brasileira, folclóricos e internacionais. Horário: das 14h às 15h.
Grupo de Choro “Acerta o Passo”
Local: Tenda Multiuso
Com repertório em homenagem ao Pixinguinha, músico da maior importância no cenário brasileiro que definiu a forma musical do choro, o Grupo Acerta o Passo, formado por alunos da Escola de Música do Parque Ibirapuera e liderado pelo Professor Liw Ferreira, realizará uma apresentação repleta de sucessos do artista. Horário: das 15h às 16h30.
Dia Mundial do Meio Ambiente
Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. A data tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
Sobre a Urbia
Criada em 2019, a Urbia Gestão de Parques Urbanos nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os usuários. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania. Ao todo, são quatro concessões especializadas na gestão de parques públicos da capital paulista e da região sul do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado), apoiada no desenvolvimento sustentável, com o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Horto Florestal e da Cantareira, ambos localizados na Zona Norte de São Paulo/SP; áreas de visitação dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral (Cânions), situados em Cambará do Sul/RS; e recentemente foi vencedora da licitação de concessão das áreas de visitação do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu/PR, onde a assunção do espaço deverá acontecer em breve.