Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

12 de setembro de 2022

Projeto que capacita educadores para o uso da música em sala de aula já beneficiou mais de 6.000 alunos da rede pública

 | Jornal Acontece

338 professores já participaram das formações e 107 escolas em três estados já receberam a iniciativa

 

Estudos comprovam: a música tem impacto positivo no desenvolvimento de crianças e jovens ao ampliar suas capacidades cognitivas, motoras e socioemocionais, ampliando sua capacidade de expressão e a socialização. Então, por que não utilizar esse recurso em sala de aula? O projeto Construindo Música, elaborado pela Evoluir – empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral – tem por objetivo capacitar os educadores da rede pública para que trabalhem e vivenciem a música em sala de aula com seus alunos, alinhados às habilidades e competências indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

A iniciativa é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, e implementada em parceria com as secretarias municipais de educação das cidades que recebem o projeto.

 

Após participarem de encontros formativos, os educadores recebem materiais didáticos específicos e acompanhamento pedagógico para engajar alunos da Educação Infantil II (4 e 5 anos) e do Ensino Fundamental 1. Mais de 6.000 alunos de 107 escolas da rede pública já foram beneficiados em 10 municípios de três estados – São Paulo (Paulínia, Campinas, Pereira Barreto, Pindamonhangaba, São Paulo, Cubatão, Suzano e Santo André), Espírito Santo (Iúna) e Rio de Janeiro (Casimiro de Abreu) – com a participação de 338 educadores.

 

Com os kits musicais, os professores aprendem novas ferramentas para utilizar estes materiais em sala de aula, e a confeccionarem seu próprio instrumento, utilizando materiais que seriam descartados, trabalhando conceitos importantes para a formação plena do aluno, como consumo, gestão de resíduos e sustentabilidade. Os instrumentos que serão construídos ao longo da jornada musical serão tambor do mar (caixas diversas), ganzá com potes plásticos, beliscofone (latas) e trompa de conduíte, por exemplo.

 

Em complemento, as escolas recebem a doação de exemplares do livro Todo Mundo Sente, da editora Evoluir, que também virou música e permeia todo o projeto. A dinâmica envolve ainda um pocket show para sensibilização de toda a comunidade escolar e dos familiares, celebrando o início do projeto.

 

De acordo com a coordenadora do projeto Construindo Música na Evoluir, Juliana Góes, a música está no bojo da existência humana, como a consciência e a palavra. “Sabemos que, através dela, somos estimulados em diversas áreas do conhecimento, e trazer isso para o convívio escolar, reconhecendo-a como linguagem, amplia no aluno o prazer pelo aprendizado, compondo novas formas de cognição, seja na descoberta sonora e no refinamento da apreciação ou na sua organização interna. Afinal, todos nós somos música!”, ressalta a coordenadora.

 

“O projeto nos traz a consciência da importância do trabalho com a música, que, muitas vezes, é relegado apenas como um apoio para inserir outros conteúdos de aprendizagem”, afirma a professora Célia de Araújo Demézio de Sales, da UME Marta Maranhão, participante do Construindo Música.

 

Célia destaca especificamente o aprofundamento e a metodologia utilizada através de brincadeiras musicais, explorando os objetivos de cada uma delas e introduzindo conceitos da linguagem musical. “A construção de instrumentos com sucatas também permite a percepção, de forma lúdica, dos elementos sonoros. Em resumo, coloca a música como protagonista e não apenas como uma estratégia de apoio para outros conteúdos escolares”, diz.

 

“Conseguimos resgatar músicas e deixar nossas aulas mais interessantes, trazendo diferentes materiais e, principalmente, a confecção de instrumentos. Os alunos amam essa atividade! Ficam bem empolgados e prestam atenção em cada detalhe”, conta a professora Rafaela Aparecida Dias Gonçalves, da Escola Padre Zezinho, outra integrante do projeto. “O Construindo Música veio para ampliar as propostas pedagógicas e, também, contribuir com o desenvolvimento integral das crianças, principalmente na oralidade”.

 

Alinhado aos Objetivos Sustentáveis da ONU
Assim como todos os projetos da Evoluir, o Construindo Música dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, um plano de ação para melhorar o mundo em 17 frentes até 2030. Contribui especialmente para o ODS 4, que pretende assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. Com uma proposta transdisciplinar e sistêmica, extrapola a própria temática da educação, trabalhando conteúdos e projetos articulados com os demais ODS, tais como Saúde e Bem-estar (ODS 3), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) e Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12).
 
Sobre o Construindo Música
O Construindo Música é um projeto da Evoluir que une iniciação musical e educação ambiental de forma divertida e sensível, em que as crianças fabricam e aprendem a tocar instrumentos feitos a partir de materiais do cotidiano reutilizados e reaproveitados. O objetivo é envolver toda a comunidade escolar para trabalhar o desenvolvimento de aspectos socioemocionais e cognitivos da criança e do jovem por meio da música, e, assim, aprimorar a criatividade, capacidade de concentração e raciocínio lógico, promovendo, também, o bem-estar, o equilíbrio e a interação dos alunos com o ambiente escolar. O projeto está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), afirmando o compromisso da Evoluir com a formação humana integral, inclusiva e voltada para o respeito, a preservação da natureza e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança.
 
Sobre a Evoluir
A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Saiba mais: evoluir
 
 
 

 

 

Imagem: Projeto Construindo Música – Evoluir
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

12 de setembro de 2022

Frequência escolar em SP chega à marca inédita de 86,4%

Leia mais

12 de setembro de 2022

Guarujá amplia cultura, esporte e lazer com Educação em Tempo Integral em 15 escolas

Leia mais

12 de setembro de 2022

Fatec de Praia Grande prorroga o período de inscrições para vestibular

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.