13 de setembro de 2022
Orquestra Ituana de Viola Caipira se apresenta no sábado
Mensalmente, o grupo de 25 músicos realiza os ensaios abertos ao público, de forma gratuita, no Museu da Energia de Itu
Em 17 de setembro, às 10h30, a Orquestra Ituana de Viola Caipira realiza um ensaio aberto gratuito ao público no Museu da Energia de Itu. O grupo, que reúne 25 músicos coordenados por Célia Trettel e Adilson Rodrigues da Silveira, se diferencia pela composição inusitada.
O evento é gratuito e são 40 lugares, que serão ocupados por ordem de chegada. Não há necessidade de fazer reserva. O público poderá acompanhar a orquestra num cenário privilegiado, já que o museu é um belo casarão de 1847 e que preserva muitas de suas características originais, em pleno centro histórico.
A Orquestra Ituana de Viola Caipira foi fundada em 2011, a partir da necessidade de Itu ter sua própria agremiação de amantes deste instrumento musical, já que a cidade até então só recebia grupos de outras localidades. O projeto é institucionalizado como órgão oficial da prefeitura do município, ligado à Secretaria de Educação.
Os instrumentos são divididos em naipes de afinações, com as violas em cebolão em mi maior, cebolão em ré maior, rio abaixo em sol maior e rio acima em dó maior. Ao harmonizar essas afinações distintas, a orquestra ganha uma sonoridade peculiar, e mais rica comparando-se aos grupos de afinação única.
O projeto é institucionalizado como órgão oficial da prefeitura do município, ligado à Secretaria de Educação. Não é necessário fazer inscrição prévia.
Serviço
Ensaio Aberto da Orquestra Ituana de Viola Caipira e apresentação teatral da biografia da antiga moradora do casarão do Museu de Itu
Local – Museu da Energia de Itu
Endereço – R. Paula Souza, 669 – Centro, Itu
Data – sábado, 17 de setembro
Horário – 10h30
O evento é gratuito. São cerca de 40 lugares, que serão ocupados por ordem de chegada. Não há necessidade de fazer reserva.
Sobre a Fundação Energia e Saneamento
Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.