Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

DINO

21 de setembro de 2022

Como organizar o tempo para melhorar a produtividade no meio corporativo?

 | Jornal Acontece

Um estudo do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) demonstrou que, em média, o empreendedor paulista trabalha cerca de 9,3 horas por dia. Não obstante, 45% dos entrevistados à frente de um negócio se queixam da falta de tempo para o negócio.

Segundo a pesquisa, 78% dos empresários costumam trabalhar aos sábados e 33% aos domingos. O levantamento telefônico ouviu 800 empreendedores do estado de São Paulo, entre os dias 23 de agosto e 9 de setembro de 2021.

De acordo com Claudio Zanutim, que é comunicador, palestrante, trainer internacional, professor e fundador da IC-Educ Educação Corporativa, a gestão do tempo é um desafio compartilhado por grande parte dos empresários brasileiros e, consequentemente, por suas equipes de trabalho. Apesar disso, há uma série de estratégias e ferramentas que esses líderes podem usar para aumentar a produtividade nos negócios.

Ele destaca que em seu livro “1440 minutos”, publicado pela DVS em 2019, ele escreveu sobre determinados pontos de reflexão para a melhora da produtividade. Na publicação, Zanutim defende que a produtividade integre uma vida não “departamentalizada”, mas uma existência integral, onde esta deve ser vivida em um todo, e não em “partes ou caixinhas”.

Pensando nisso, o autor listou uma série de orientações sobre o tema, que a reportagem organizou nos tópicos a seguir:

1 – Cuidar da agenda

“Um desses pontos é saber cuidar da própria agenda. Esta é uma boa primeira estratégia para ser produtivo e fazer com que os negócios sejam mais produtivos”, afirma Zanutim. Ele destaca que produtividade não deve ser sinônimo de cansaço, exaustão e levar o time à alta performance o tempo todo, mas como uma capacidade de aproveitar ao máximo os picos diários de alta produção com excelência

2 – Classificar as tarefas

Para o comunicador, é necessário listar cada tarefa como “imprescindível”, “preferencial”, “urgente” ou “irrelevante” para aplicar o tempo em atividades e situações que, de fato, fazem sentido com o um propósito. “Se não houver medição, não haverá gestão. Planeje o uso do tempo, assim como os gastos, usando um ‘orçamento de tempo’. Diferencie e priorize o que é urgente e imprescindível, seja o mais produtivo e abandone a procrastinação”, orienta.

3 – Listar as ações diárias

Zanutim também recomenda fazer uma lista das ações diárias e semanais para uma melhor compreensão do todo e percepção de onde investir esforços para melhorar a produtividade. “Os 1440 minutos diários e os 10080 semanais estão aí para todos de forma equitativa. Assim, creio que não se trata de aumentar a produtividade, mas aproveitar melhor e com alta performance os tempos disponíveis”.

4 – Ser determinado

Segundo o palestrante, é necessário desenvolver habilidades e comportamentos com determinação para ter foco no processo. “Curta o processo, tenha as metas como alvo e uma visão ampla. Determine o que precisa ser realizado e de que forma será feito, para todos os dias e a agendas”, orienta. Para ele, é preciso fazer com empenho aquilo que foi determinado, trabalhando o esforço contínuo para alcançar e realizar planos, objetivos, sonhos e metas, sem deixar de lado todo o processo e caminho. “Seja um ‘realista otimista’ com foco no presente e visão de futuro”, resume.

5 – Ter disciplina

Nas palavras de Zanutim, disciplina é a forma como uma pessoa escolhe se dedicar e ser fiel às regras que ela mesma estabeleceu para si e para os negócios. “Tudo o que falamos está ligado a comportamentos. E isso tudo, uma vez compartilhado com os seus times de trabalho, vai levar ao melhor aproveitamento do tempo e aumento de produtividade”.

6 – Adaptar-se ao trabalho remoto

O trainer internacional destaca que tanto o trabalho remoto como o presencial têm vantagens e desvantagens. Entretanto, para a melhoria da performance no trabalho à distância, as empresas devem adaptar sua cultura às equipes remotas, tomando medidas como a eliminação de, ao menos, uma reunião regular, já que o excesso de reuniões derruba a produtividade diária. 

Segundo Zanutim, um ponto que exige a atenção dos profissionais, por sua vez, diz respeito à importância de um espaço físico bem definido e exclusivo para trabalhar em casa. “A definição de um espaço exclusivo para fazer o trabalho remoto ajuda a eliminar distrações, entre outros entraves para a produtividade. Por isso, o elemento deve ser previsto pelas organizações”, acrescenta. 

Para concluir, o professor e fundador da IC-Educ Educação Corporativa ressalta que a chamada “cultura corporativa” não depende da localização, mas é a “média móvel” do que a empresa faz e da sua identidade ao longo do tempo. Assim, é importante trabalhar a cultura da empresa com a cultura da casa do indivíduo respeitando cada ambiente.

“A resposta à pandemia forçou as organizações a serem mais resilientes. Atualmente, há mais opções para se manter atuante e produtivo, basta colocar em prática”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.claudiozanutim.com.br/

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

21 de setembro de 2022

Questões tributárias prendem a atenção de especialistas

Leia mais

21 de setembro de 2022

A Bitget revela mais de US$ 5 bilhões em queima de tokens BGB em novo whitepaper

Leia mais

21 de setembro de 2022

Atleta do handebol amplia projeto do terceiro setor

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.