Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

10 de julho de 2020

Lei obriga síndicos e condôminos a denunciarem violência doméstica

 | Jornal Acontece

O Senado aprovou na última quarta (8) projeto estabelecendo que condôminos, locatários e síndicos, não se omitam e denunciem casos de violência doméstica: o texto ainda inclui violência contra crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos. A proposta aprovada segue para análise na Câmara dos Deputados.

Nos casos em que há medida protetiva em vigor, o síndico também deverá impedir a entrada e permanência do agressor nas dependências do condomínio, comunicando o fato à policia.

O projeto é de autoria do senador Luiz do Carmo (MDB-GO). o texto original abordava violência contra a mulher, mas a relatora, Zenaide Maia (PROS-RN), ampliou a Lei.

Punições

Conforme o projeto, o síndico poderá perder a função se receber advertência da assembleia do condomínio e, mesmo assim, não denunciar a violência doméstica às autoridades. Todo condomínio, pagará multa de cinco a dez salários mínimos se houver omissão do síndico.

O texto aprovado muda ainda um artigo do Código Penal, incluindo na definição do crime de omissão de socorro “deixar de prestar assistência à vítima de violência doméstica”.

A pena, de detenção de um a seis meses ou multa, pode ser triplicada se a ação resultar em morte.

Campanha em Cubatão

A Campanha Não é Sua Culpa, idealizada pela jornalista Jaque Barbosa, tem movimentado as redes sociais com repercussão, inclusive fora da região. Iniciativas como esta, revelam a pressão da sociedade levando as autoridades a aceleram as ações para brecar o crescimento da violência doméstica.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

10 de julho de 2020

Médica especialista explica a diferença entre os tipos de pílulas do dia seguinte disponíveis no mercado

Leia mais

10 de julho de 2020

Inscrições abertas para 2º Mutirão de Implanon

Leia mais

10 de julho de 2020

Hospital Ser Piero promove campanha de doação de lenços em apoio ao Outubro Rosa

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.