30 de setembro de 2022
Unipar patrocina mostra itinerante da Bienal de São Paulo no Chile
Projeto apoiado pela companhia tem promovido diversas mostras pelo país e, agora, leva exposição também ao público chileno
A Unipar — líder na produção de cloro e soda na América do Sul e uma das maiores produtoras de PVC — definiu o desenvolvimento humano e o saneamento como pilares para seu Investimento Social Privado nos próximos 10 anos. Em linha com este posicionamento, a companhia patrocina mais uma mostra itinerante da 34ª edição da Bienal de São Paulo — Faz escuro mas eu canto, que será realizada no Centro Nacional de Arte Contemporáneo Cerrillos, em Santiago, no Chile, a partir do dia 1º de outubro. É a primeira vez que o programa de mostras itinerantes da Fundação Bienal aterrissa no país.
A Fundação Bienal de São Paulo tem o compromisso de fomentar e difundir as artes visuais e, por isso, é um dos principais projetos selecionados para receber apoio da Unipar. A companhia patrocina todas as exposições itinerantes programadas entre 2022 e 2023 para São Paulo, Minas Gerais, Pará, Maranhão, Ceará, Distrito Federal e Rio de Janeiro, além de Santiago, no Chile.
Nesta oportunidade, os visitantes poderão conferir as obras de 13 artistas nacionais e internacionais, reunidas em torno de um dos elementos utilizados para organizar os núcleos expositivos e estimular a leitura das obras, chamados pelos curadores de “enunciados”.
O enunciado apresentado ao público chileno é o Cantos Tikmũ’ũn. Os Tikmũ’ũn, também conhecidos como Maxakali, são um povo indígena originário de uma região localizada entre os atuais estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo que, após inúmeros episódios de violência e abusos, foram forçados a abandonar suas terras ancestrais. Seus cantos organizam a vida nas aldeias, representando os elementos do seu cotidiano: plantas, animais, lugares, objetos e saberes. A exposição concebida ao redor deste enunciado traz à tona o poder do canto, tanto no sentido literal quanto metafórico, e o exemplo dos Tikmũ’ũn como comunidade construtora de um universo de maneira coletiva.
Este evento faz parte do programa de mostras itinerantes que segue até o início de 2023, ano em que acontecerá a 35ª Bienal de São Paulo, de setembro a dezembro.
O patrocínio da Unipar conta, ainda, com o projeto “Bienal com as comunidades”, uma iniciativa que extrapola os muros do evento e convida grupos de diversos pontos da Grande São Paulo a participarem de debates sobre arte, cultura, educação e sociedade. Por meio dele, ações educacionais serão promovidas para comunidades do entorno das fábricas da Unipar com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento humano local. A Bienal de São Paulo acontece desde 1951 e é considerada a maior exposição de arte contemporânea do hemisfério sul e um dos principais eventos do circuito artístico internacional.
“Por meio de investimentos em projetos como este, contribuímos para o acesso à arte e cultura nacional e, no país, apoiamos o desenvolvimento de jovens, especialmente aqueles que residem nas comunidades no entorno das nossas unidades, proporcionando a eles oportunidades profissionais e pessoais”, afirma Mauricio Russomanno, CEO da Unipar.
O patrocínio da Bienal de São Paulo acontece em parceria com a Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, por meio da Lei Rouanet. Além dessa lei, a Unipar utiliza recursos de outras leis de incentivo, como ICMS, Lei do Esporte e fundos do idoso.
A Unipar investiu mais de R$ 11 milhões que serão destinados a doações e projetos nas frentes de arte e cultura, educação, esportes e ações sociais nos próximos 24 meses, impactando cerca de 850 mil pessoas ao longo deste período. O conjunto de projetos apoiados pela companhia envolve recursos diretos, incentivados e produtos doados. Nos dois anos anteriores foram destinados cerca de R$ 7 milhões para os projetos de investimento social privado.
Sobre a Unipar
A Unipar é líder na produção de cloro e soda na América do Sul e está entre as maiores na produção de PVC, insumos que formam a base de todas as indústrias. Referência do setor petroquímico, a companhia tem ações negociadas na bolsa de valores brasileira (B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão).
Ao longo de seus 50 anos de história, a Unipar se conecta e se integra à comunidade por meio de projetos e ações relacionados à sustentabilidade, que geram desenvolvimento humano no entorno de suas unidades e em outras localidades no Brasil e na Argentina.