17 de novembro de 2022
Santos recebe 5º Encontro de Contadores de histórias do Projeto Pólen

Programação gratuita contará com oficinas, rodas de conversa e lançamento de livros
O 5º Encontro de Contadores de Histórias do Projeto Pólen será realizado de 18 a 22 de novembro, em Santos (SP), pelo Instituto Cultural Vasco Carmano Gonçalves (ICVC), com atividades gratuitas em três espaços da cidade – Pinacoteca Benedicto Calixto, Museu do Café e Concha Acústica-, além de ações para alunos atendidos na Jornada Ampliada Núcleo Pequeno Príncipe e na Creche Eduardo Furkini.
Criado em 2008, o Projeto Pólen tem como premissa o incentivo à leitura. Seu principal objetivo é oferecer ao público situações que possam inspirar ações educativas, culturais e que evidenciem, a partir da narração de histórias, a importância da palavra e do convívio.
Por meio do Encontro, são fomentadas a troca de experiências, a reflexão e a discussão de questões fundamentais a respeito do papel do contador de histórias. As discussões e trocas enriquecem as apresentações culturais gratuitas que paralelamente são oferecidas ao público, mostrando as diferentes facetas da narração de histórias.
Nesta 5ª edição, o tema “As Múltiplas Formas de Contar Histórias” sugere ao público que se atente às conexões que refinam a percepção, os sentidos e os sentimentos de empatia, reflexão, acolhimento e análise. Assim, o encontro – com curadoria do ator, contador de histórias, arte-educador e palestrante Alexandre Camilo –, reunirá histórias contadas por convidados de relevante trajetória em suas respectivas áreas de atuação.
Entre eles estão a especialista em literatura infantojuvenil Marúcia Coelho, de Recife (PE); o escritor, cordelista e folclorista Marco Haurélio e a xilogravadora Lucélia Borges, ambos baianos radicados em São Paulo; a atriz e educadora carioca Silvia Castro; o escritor mineiro Júlio Emílio Braz; o compositor, construtor de instrumentos e performer santista Márcio Barreto e o fotógrafo argentino radicado em Santos, J. A. Sarquis.
O Encontro marca também a 2ª edição da Semana dos Contadores de História de Santos.
Programação gratuita
A abertura será realizada no Salão Nobre da Pinacoteca Benedicto Calixto nesta sexta-feira, 18 de novembro, às 19h, com a palestra “Contos encantados do Brasil”, com Marco Haurélio e Lucélia Borges.
Em seguida, no mesmo espaço, ocorre a entrega do Prêmio Mayse Dalmaso a Marúcia Coelho, em reconhecimento aos seus 20 anos de trabalho de incentivo à leitura e autoestima de crianças em situação de vulnerabilidade, por meio da contação de histórias. Após a premiação, haverá apresentação da Família de Cordas Eduardo Furkini, de Santos (SP).
No sábado (19 de novembro), às 10h, o fotógrafo J. A. Sarquis realiza a oficina “A fotografia como contadora de histórias”, no Espaço Cultural da Pinacoteca Benedicto Calixto. As vagas são limitadas, com inscrições pela plataforma Sympla (l1nq.com/oficina-a-fotografia).
Ainda na Pinacoteca, às 15h, outras duas atividades: no Salão Nobre, o espetáculo “Café Com Calixto”, idealizado pela professora Ana Kalassa e interpretado pela contadora de histórias Eliana Greco, de Praia Grande (SP), e pela atriz santista Rosaura Tucci, narra um encontro fictício entre o artista e Dona Zulmira, antiga moradora do casarão que hoje abriga a instituição.
Já o Espaço Cultural recebe a “Oficina de Criatividade – Eu Conto!”, em que Alexandre Camilo estimula a criação de narrativas e integração de grupos a partir de livro caixinha em que histórias são contadas a partir de imagens escolhidas de forma aleatória. A oficina também possui número de vagas limitadas, com inscrições pela plataforma Sympla (l1nq.com/oficina-eu-conto).
No Museu do Café, às 16h, Sílvia Castro fará uma contação de histórias baseada em seu livro “Confusões no Museu”, com uma sessão de autógrafos na sequência. A obra se desenvolve a partir do diálogo entre personagens inspiradas em peças perdidas no incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em 2018.
Encerrando a programação de sábado, às 19h30, de volta ao Espaço Cultural da Pinacoteca Benedicto Calixto, acontece o lançamento do livro “Peripécias de quem conta histórias”, seguido de sessão de autógrafos reunindo dois dos organizadores da obra – Silvia Castro e Alexandre Camilo -, os autores Andrea Sousa (São Paulo -SP), Givaneide Santos, Natyara Silva e Dan Barreto (todos de Aracaju -SE) e o músico brasiliense William Reis.
No domingo (20 de novembro), haverá contação de histórias na Concha Acústica, na orla do Gonzaga, às 10h30, com William Reis, Marúcia Coelho e dois contadores de histórias e arte-educadores da região: o praiagrandense Beto Fantoches e a cubatense Nalva Leal, com tradução em libras.
À tarde, às 18h, por ocasião do Dia Nacional da Consciência Negra, o premiado escritor de literatura infanto-juvenil Júlio Emílio Braz (autor de obras como “Saiguairu” “Pretinha, Eu?” e “Zumbi, O Despertar da Liberdade”) conduz a palestra “Racismo e identidade na obra”, no salão nobre da Pinacoteca Benedicto Calixto.
Às 19h30, no mesmo local, acontece a estreia do espetáculo “Contos das ilhas”, uma criação assinada por Alexandre Camilo e Márcio Barreto. A montagem combina a música e a palavra para uma viagem pelas ilhas da memória, provocando a interação entre artistas e plateia com delicadeza e em celebração à vida.
Ações em instituições de ensino – O 5º Encontro de Contadores de Histórias do Projeto Pólen também contemplará os alunos do Projeto Jornada Ampliada – Núcleo Pequeno Príncipe, que receberão atividade de contação de histórias (“Espalhando o Pólen”) na segunda-feira (21 de novembro), às 10h30, com o duo formado pela professora de artes visuais Corina Mulero e pelo músico e manipulador de bonecos Daniel Mulero, de São Vicente (SP); e os alunos da Creche Eduardo Furkini, na terça-feira (22 de novembro), às 15h, com Beto Fantoches.
Sobre o ICVC
O Instituto Cultural Vasco Carmano Gonçalves (ICVC), foi fundado em setembro de 2006 em Santos (SP), com o intuito de criar e desenvolver programas, projetos e ações que visam a difusão da cultura brasileira e o estreitamento do intercâmbio cultural luso-brasileiro.
O ICVC potencializa significativas melhorias no relacionamento entre as pessoas e considera a cultura como um quarto eixo para impulsionar modificações em nossa sociedade que contribuam para o desenvolvimento sustentável.
Desde sua criação, o ICVC busca firmar parcerias com os setores público e privado para apoiar a realização de espetáculos, oficinas, encontros, performances e intervenções teatrais em comunidades e empresas. Além disso, desenvolve e valoriza a cultura regional por meio do registro documental os fazeres tradicionais e personalidades da cultura popular.
5º ENCONTRO DE CONTADORES DE HISTÓRIAS DO PROJETO PÓLEN
“AS MÚLTIPLAS FORMAS DE CONTAR HISTÓRIAS”
De 18 a 22 de novembro de 2022
Realização: Instituto Cultural Vasco Carmano Gonçalves (I.C.V.C)
Curadoria: Alexandre Camilo | Produção Executiva: Claudia Gonçalves
Para mais informações e currículo dos convidados: http://projetopolen.org.br/
Locais:
Pinacoteca Benedicto Calixto | Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão, Santos
Concha Acústica | Av. Vicente de Carvalho, s/n – Gonzaga, Santos
Museu do Café | R. Quinze de Novembro, 95 – Centro, Santos
PROGRAMAÇÃO RESUMIDA
18/11 | Sexta-feira
19h Abertura | Palestra Contos encantados do Brasil, com Marco Haurélio e Lucélia Borges
20h Outorga do Prêmio Maryse Dalmaso à contadora de histórias Marúcia Coelho, com participação da Família de Cordas Eduardo Furkini.
Local: Salão Nobre da Pinacoteca Benedicto Calixto. Livre, grátis e aberto ao público.
19/11 | Sábado
10h – Oficina A fotografia como contadora de histórias, com J. A. Sarquis
Local: Espaço Cultural da Pinacoteca Benedicto Calixto.
Grátis, vagas limitadas. Inscrições via Sympla: 1nq.com/oficina-a-fotografia
15h – Espetáculo Café com Calixto, com Eliana Greco e Rosaura Tucci
Local: Salão Nobre da Pinacoteca Benedicto Calixto. Livre, grátis e aberto ao público.
15h – Oficina de criatividade a partir do jogo “Eu Conto!”, com Alexandre Camilo
Local: Espaço Cultural da Pinacoteca Benedicto Calixto.
Grátis, vagas limitadas. Inscrições via Sympla: l1nq.com/oficina-eu-conto
16h – Contação de histórias + Sessão de autógrafos, com Sílvia Castro
Local: Museu do Café. Livre, grátis e aberto ao público.
19h30 – Lançamento livro Peripécias de quem conta histórias + Sessão de autógrafos: Sílvia Castro, Alexandre Camilo, Andrea Sousa, Givaneide Santos, Natyara Silva, Dan Barreto e William Reis.
Local: Espaço Cultural da Pinacoteca Benedicto Calixto. Livre, grátis e aberto ao público.
20/11 | Domingo
10h30 – Espalhando o Pólen – Contação de Histórias com William Reis, Marúcia Coelho, Beto Fantoches e Nalva Leal
Local: Concha Acústica, Praia do Gonzaga (Canal 3). Livre, grátis e aberto ao público.
18h – Palestra Racismo e identidade na obra de Júlio Emílio Braz.
Dia Nacional da Consciência Negra.
Local: Salão Nobre da Pinacoteca Benedicto Calixto. Livre, grátis e aberto ao público.
19h30 Espetáculo Contos das ilhas, com Alexandre Camilo e Márcio Barreto
Local: Salão Nobre da Pinacoteca Benedicto Calixto. Livre, grátis e aberto ao público.
21/11 | Segunda-feira
10h – Espalhando o Pólen – Contação de histórias, com Corina e Daniel Mulero
Local: Jornada Ampliada Núcleo Pequeno Príncipe. Grátis, evento fechado para os alunos.
22/11 | Terça-feira
14h – Espalhando o Pólen – Contação de histórias, com Beto Fantoches
Local: Creche Eduardo Furkini. Grátis, evento fechado para os alunos.