Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

13 de dezembro de 2022

Saiba como doar leite humano ao Posto de Coleta de Praia Grande

 | Jornal Acontece

Serviço vai até a casa das mães para recolher o leite para recém-nascidos internados

 

Colaboração Rodrigo Herrero

Mamãe de Praia Grande, você sabia que pode doar seu leite para ajudar a alimentar bebês prematuros ou de baixo peso internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Complexo Hospitalar Irmã Dulce? O Município conta desde janeiro com o Posto de Coleta de Leite Humano, que presta um grande serviço para esses recém-nascidos, pois o leite humano ajuda a prevenir uma série de doenças e complicações no desenvolvimento deles.

 

Uma vez por semana, um veículo da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, com duas profissionais do posto de coleta, vai até a casa das gestantes cadastradas no serviço para recolher o leite humano, que é armazenado em caixas térmicas com temperatura adequada. Também é fornecido pela Prefeitura um kit higienizado para a doação seguinte. Após a retirada, o conteúdo é levado para o Banco de Leite Humano de Peruíbe, parceiro neste projeto. No local são feitas análises físico-químicas e microbiológicas e o leite é pasteurizado (processo térmico que garante a qualidade do leite e mata microorganismos que poderiam causar doenças), antes de ser encaminhado para a UTI Neonatal do Hospital Irmã Dulce.

 

Em quase um ano de projeto, já foram doados mais de 190 litros de leite. Atualmente, o serviço possui mais de 100 mães cadastradas. “Qualquer volume de leite doado para a gente é fundamental porque cada mililitro é um bebê que conseguimos alimentar na UTI Neonatal, cada gotinha daquele leite salva vidas”, afirma a coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano, Nathamy Jannuzzi, que também é especialista em obstetrícia pelo Hospital Albert Einstein.

 

A amamentação é recomendada pelo Ministério da Saúde para crianças pelo menos até dois anos ou mais, sendo, de maneira exclusiva, até os seis meses. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 6 milhões de vidas são salvas todos os anos devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

 

Como doar – Quem quiser doar só precisa entrar em contato com o Acolhe PG pelo número 3496-5262, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem. A equipe vai orientar a doadora e fazer um pré-cadastro. Em seguida é agendada uma visita na casa da mãe, aonde as técnicas do posto levam um kit para a coleta do leite e são fornecidas todas as orientações para a realização da ordenha. E uma vez por semana, a equipe passa na casa da mãe para retirar o leite coletado e entregar um novo kit higienizado.

 

O Posto de Coleta de Leite Humano de Praia Grande também tem uma sede física para as mamães que desejarem doar o leite no local ou mesmo tirar dúvidas presencialmente com a equipe, composta por médico pediatra, enfermeiro e nutricionista. O posto fica no Centro Especializado em Reabilitação (CER), na Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, 8813, Bairro Mirim, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

 

Disque Amamentação – Outro serviço importante de Praia Grande quanto ao incentivo ao aleitamento materno é o Disque Amamentação, desenvolvido pelo Acolhe PG. Trata-se de um canal direto com profissionais capacitados em tirar dúvidas a respeito do tema. O objetivo é reforçar a importância do aleitamento materno para manter os bebês saudáveis e diminuir a mortalidade infantil.

 

O atendimento ocorre pelo telefone 3496-5262 de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem. Nesse período, pediatras, nutricionistas e demais profissionais capacitados em aleitamento materno estão à disposição para orientar as munícipes e trabalhadores da rede que necessitem apoio técnico. E nos casos em que a dúvida indique um acompanhamento presencial, a paciente é encaminhada pelo próprio serviço para a sua Usafa ou para o Posto de Coleta de Leite Humano.

 

Abordagem Precoce – A Central Acolhe PG também tem feito uma abordagem junto às mamães logo após a alta hospitalar. Além do encaminhamento para a Usafa, a equipe do Acolhe PG faz um contato para tirar dúvidas sobre a amamentação e também oferecer o serviço de coleta de leite humano. Esse acompanhamento ocorre também em outros períodos até os três meses do parto, visando evitar o desmame precoce.

 

Acolhe PG – O Acolhe PG atende ainda pacientes que necessitam de transporte para tratamento de saúde, agendamentos e informação sobre consultas e exames, acompanhamento de gestantes de risco, além do atendimento e monitoramento dos casos suspeitos e confirmados da covid-19. Esse serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h. O atendimento ocorre pelos telefones 162 e 3496-2281.

 

 

 

Foto:Fred Casagrande
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

13 de dezembro de 2022

Rede atacadista pode gerar mais de 300 vagas de empregos em Cubatão

Leia mais

13 de dezembro de 2022

São Vicente abre mais de 30 vagas gratuitas para curso de Revisão de Motores de Moto Aquática

Leia mais

13 de dezembro de 2022

Outlet Premium Imigrantes oferece mais de 40 vagas de emprego no mês de setembro

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.