16 de dezembro de 2022
Cerimônia encerra atividades do projeto que desenvolveu plano de economia criativa para Cubatão
A Prefeitura Municipal de Cubatão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realizou nesta quinta-feira (15) o cerimonial de celebração do Programa Cria SP – ‘Cubatão Cidade Criativa’. Evento ocorreu no saguão do Paço Municipal e teve como objetivo apresentar os resultados das atividades realizadas pelo projeto com a entrega do Plano de Desenvolvimento em Economia Criativa e a nomeação do Comitê Municipal Cubatão Cidade Criativa.
A cerimônia contou também com a realização do Concerto de Natal da Banda Marcial Infantil, com regência do Maestro Willians Duarte. A Banda ficou responsável pela abertura e o encerramento do evento que contou com a presença do Papai Noel.
Várias autoridades participaram, entre elas: Zeca Rodrigues, secretário de Cultura, que representou o prefeito Ademário Oliveira; Fabrício Lopes, Secretário de Turismo; Cláudio Barazal, Secretário de Comunicação; Guilherme Amaral, secretário adjunto de Educação; Juliana Sousa, chefe de expediente da Secult; Ricardo Salgado, diretor executivo do CIDE; Omar Silva, gerente do CIESP; Christiano Braga, coordenador da Unidade de Difusão Cultural do Estado; e Ananda Stucker, diretora de Desenvolvimento Institucional da ‘Amigos da Arte’.
Christiano Braga celebrou o envolvimento de Cubatão com o programa ‘Cria SP’: “É a 3° vez que venho ao município e percebe o andamento do grande trabalho a partir do projeto. Governo do Estado está junto com essa ação, apoiando e trazendo melhores recursos para incentivar e transformar Cubatão, para que tenha relevância na questão da Economia Criativa”.
Juliana Sousa frisou que os fatores essenciais para este planejamento são a junção entre os setores da educação, turismo de entretenimento, fomento a negócios criativos, acesso cultural e consumo criativo e inteligência e articulação. Segundo ela, a cultura e a criatividade sempre demonstraram potencial no município por meio das diversas expressões artísticas, mas em especial pelo ecossistema setorial de grande relevância: a música.
Foram citados como referência do trajeto da história de Cubatão: ETMD Ivanildo Rebouças da Silva; Bandas e Fanfarras Escolares; Grupos Artísticos de Cubatão; Atuação intensa de entidades como: AMBSC, ASABAMC E AFABAN, dentre outros. Juliana afirmou também que a cidade tem a vocação para espetáculos e deve-se aproveitar deste fator, como por exemplo, a Parada de Natal.
Foi anunciado sobre a candidatura de Cubatão para o Programa da Unesco, podendo ser oficializada em 2025. A Agenda 2023 relativa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável também foi falada, já que ela engloba o Fórum Municipal de Economia Criativa, Comitê Gestor ‘Cidade Criativa’ e início dos projetos de desenvolvimento. Por fim, foi ressaltada a importância de ampliar o diálogo entre as parcerias: CIDE, CIESP, SEBRAE, ACIC, Governo do Estado, Governo Federal e órgãos envolvidos.
Rede Cidades Criativas – Criada em 2004, tem por objetivo favorecer a cooperação entre cidades que consideram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável, em seus aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais. As cidades que aderem à Rede comprometem-se a compartilhar boas práticas e a desenvolver parcerias para promover as indústrias da cultura e da criatividade no âmbito de seus planos de desenvolvimento urbano.
Atualmente, a Rede é composta por 295 cidades em 90 países, em sete áreas criativas: artesanato e arte folclórica, design, cinema, gastronomia, literatura, mídia e música.