Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

09 de fevereiro de 2023

Especialistas da Unimes falam sobre a expectativa dos medicamentos à base de canabidiol serem oferecidos pelo SUS

 | Jornal Acontece

A lei foi sancionada pelo governador do Estado de São Paulo, Tarcisio Freitas, em janeiro

 

No último mês, o governador do Estado de São Paulo, Tarcisio de Freitas, sancionou a lei que garante medicamentos à base de canabidiol gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A lei nasceu de um projeto criado pelo deputado estadual Caio França (PSB) e foi aprovado em dezembro de 2022 pela Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP).

 

A ação traz esperança de vida melhor para muitos, já que as pesquisas científicas dos últimos anos apontam que a substância traz benefícios para pessoas autistas, com epilepsia refratária e outras diversas doenças raras.

 

A farmacêutica e coordenadora do curso de Farmácia da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), Juliana Altavista Gallo, explica que o fitocanabinoides canabidiol (CBD) é um composto terpenofélico e um dos 80 canabinoides presente na planta Cannabis e que apresenta propriedades terapêuticas.

 

“A evidência de que o CBD tem uma promessa terapêutica, ou seja, para tratamentos, decorre em grande parte de estudos que sugerem que ele pode ser neuroprotetor, cardioprotetor e anti-inflamatório. Uma lista de 18 produtos de Cannabis foram aprovados pela Anvisa, sendo que, desses, oito são à base de extratos de Cannabis sativa e dez do fitofármaco canabidiol”, comenta a farmacêutica.

 

Para a Doutora Andrea Anacleto, médica neurologista e professora do curso de Medicina da Unimes, a lei já é um ganho incrível para a medicina e toda a comunidade. Atualmente, quem precisa fazer o uso do medicamento precisa arcar com um custo muito alto.

 

“Os medicamentos serão distribuídos apenas para tratar doenças cujo uso de canabinoides esteja indicado na Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID). A substância não tem o efeito de curar qualquer doença, entretanto, alivia os sintomas”, explica a doutora.

 

A especialista ainda afirma que medicamentos com canabidiol na composição não são a primeira opção de tratamento e muitas vezes o paciente que faz o consumo, não pode parar de se medicar com os outros remédios que controlam a doença.

 

“O canabidiol age no comportamento, ou seja, em pacientes que são acometidos com Alzheimer e costumam ser mais agressivos ou agitados. O uso de canabinoides faz com que esses sintomas sejam mais controlados”, frisa a doutora.

 

A Lei tem 45 dias para entrar em vigor e todo o processo de cadastro de pacientes será feito pelo SUS. Para se cadastrar a pessoa deverá apresentar o laudo médico juntamente com a prescrição do medicamento.

 

 

 

Sobre a Unimes
A Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) é uma instituição de educação superior com mais de 60 cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e EaD. Com excelência na avaliação INEP | MEC, possui a marca do pioneirismo e da inovação em sua missão institucional e tem a honra de ter em seu corpo docente personalidades renomadas do Brasil.

 

FOTO:FREEPIK
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

09 de fevereiro de 2023

Guarujá capacita profissionais da rede pública sobre Esclerose Múltipla

Leia mais

09 de fevereiro de 2023

Paciente relata espera por cirurgia e complicações causadas por endometriose

Leia mais

09 de fevereiro de 2023

Unipar realiza Dia de Ação Social com serviços gratuitos em Cubatão neste sábado (9)

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.