12 de março de 2023
Conselho homenageia mulheres cubatenses

O Conselho Municipal da Condição Feminina de Cubatão homenageia mulheres com certificado de honra ao mérito
Por ocasião do dia internacional da Mulher, o Conselho Municipal da Condição Femina de Cubatão fará homenagem à cinco mulheres de destaque da comunidade cubatense. No evento, será entregue a cada uma delas um Certificado de “Honra ao Mérito” em reconhecimento às ações sociais e de defesa dos direitos das mulheres.
As homenageadas são Dona Marly Vicente da Silva, presidente do ISAC – VP– Instituto Socio Ambiental e Cultural da Vila dos Pescadores e liderança comunitária do mesmo bairro; Sarita de Souza Gregório, mulher trans e líder comunitária da Ilha Caraguatá e Paula Ravanelli Losada, procuradora municipal e atual presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina de Cubatão.
Além delas, serão homenageadas in memorian a Senhora Maria Liberata, mais conhecida como “Vó Bia”, principal parteira da nossa cidade, responsável direta pelo parto de vários Cubatenses; e a Senhora Maria Quitéria, que respondia pela alcunha de “Dona Nega”, e foi responsável por adotar muitas pessoas, direta ou indiretamente, sempre promovendo encontros, festas e eventos para o fortalecimento desses vínculos. Duas grandes mulheres negras invisibilizadas na história de Cubatão.
Segundo Ericah Azeviche, uma das idealizadoras da homenagem, “nossa história tem uma dívida para com as mulheres, é preciso colocar luz sobre essas personagens que no seu dia a dia estimulam a Cidadania e potencializam a nossa Democracia”.
O evento acontece neste domingo (12), a partir das 15 horas, no Cantinho dos Aposentados do Jd. Casqueiro, Cubatão, seguido do Samba do Mumu: é samba que elas querem, que vai homenagear as mulheres nessa data.
PROGRAMAÇÃO OFICIAL
15hs – Homenagem: MULHERES HISTÓRIA E MEMÓRIA DE CUBATÃO
15h30 – Roda de Samba do Mumu “Grupo GENTE DE SAMBA”
17h30 – Discotecagem
18hs – Roda de Samba do Mumu “Grupo GENTE DE SAMBA” & ERICAH AZEVICHE
19hs – Roda de Samba do Mumu “Grupo GENTE DE SAMBA”