31 de março de 2023
Dia Mundial da Conscientização do Autismo tem caminhada e apresentações em Guarujá
Iniciativa é do Grupo União Autista, com apoio da Prefeitura de Guarujá; ação
contará com intervenções culturais com apresentações de dança e capoeira
Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado todo dia 2 de abril, Guarujá terá uma caminhada às 14 horas, neste domingo (2), na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, em Pitangueiras (Centro). A ação tem como objetivo conscientizar a sociedade e combater o preconceito, além de esclarecer sobre os direitos da pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A concentração está programada para acontecer ao lado do Restaurante Avelino’s entre as avenidas Leomil e Marechal Deodoro da Fonseca, e segue até a Praça dos Expedicionários (Pitangueiras).
A iniciativa é do Grupo União Autista, com apoio da Prefeitura de Guarujá por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, ligada à Secretaria de Comunicação e Relações Sociais (Secom), e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPCD).
O assessor de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Secom, Valdinei Santos, explica que saber sobre o autismo não é algo necessário apenas para o autista e sua família, mas para a sociedade como um todo. “A inclusão da pessoa com TEA também envolve a integração em diferentes espaços de lazer e socialização, o que implica no papel de todos nós no processo de acolhimento e segurança. Por isso, ações como essa são fundamentais para conscientizar à população”, destaca Valdinei.
De acordo com o presidente do CMDPCD, William Gomes, essa ação é importante para mostrar à população que os autistas precisam de cuidados especiais em todas as idades. “A inclusão ainda é um ponto importante a ser tratado, principalmente na área da Saúde e Educação”, afirma Willian, que também é pai do Bernardo, de 10 anos, diagnosticado com TEA.
A caminhada contará com a participação de organizações da sociedade civil e da iniciativa privada, como o Centro de Recuperação de Paralisia Infantil e Cerebral de Guarujá (CRPI); Instituto Nova Geração; Associação dos Deficientes da Ilha de Santo Amaro (Adisa); Clinica Matheus Alvares; ONG Feliz Cidade; Projeto Descobrindo o Autismo e Ballet Mônica Andrade. Também participam do evento a turma de zumba do professor Rodrigo Medeiros (Rodrigão), Família Star Wars, Valter Truck (Piloto Aranha), Point dos Brinquedos, R.J Estamparia e a Distribuidora Beijo Doce.
Atividades
Ao final do percurso, já na Praça dos Expedicionários, várias intervenções culturais vão entreter o público. Entre as atrações estão apresentações de dança com os acolhidos da Residência Inclusiva da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) e capoeira inclusiva pela Adisa. Além disso, quem quiser também vai poder aproveitar um belo passeio no trenzinho turístico da Secretaria de Turismo (Setur), com ponto de partida no local.