04 de abril de 2023
Creas e Cras conscientizam mulheres sobre violência doméstica
Encontros reuniram famílias atendidas na rede de Assistência Social
Equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) visitaram grupos de mulheres em cinco diferentes bairros para orientar sobre os vários aspectos da violência doméstica e os mais importantes direitos delas. Cerca de 150 pessoas participaram. Os encontros ocorreram ao longo do mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, em unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e também do Creas.
Os bairros onde foram realizadas as reuniões foram: Vila Sônia, Quietude, Melvi, Esmeralda e Nova Mirim. A equipe técnica do Creas buscou sensibilizar as mulheres cadastradas no Cras sobre a questão da violência doméstica e todas as suas formas, já que muitas vezes a mulher pode não se sentir inserida neste contexto. Os locais onde podem buscar ajuda e os serviços que o Município oferecem também foram destacados.
De acordo com a coordenadora do Creas, Alessandra Ramos, xingamentos, críticas excessivas, ofensas são algumas formas da violência psicológica. “A sociedade machista faz com que a mulher não perceba que está sofrendo uma violência psicológica e sexual. Normaliza-se a violência quando há ofensas a respeito do corpo, obrigação do ato sexual no relacionamento, e essas situações são formas de violência que passam despercebidas”.
Quem se sente ameaçada ou em dúvida a respeito de possíveis situações de violência pode procurar uma das unidades do Cras ou Creas para ser inserida na rede de serviços do Município. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone 3496-5033.