24 de abril de 2023
” Geração Z e o Mercado de Trabalho”
A geração Z, que vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas é a geração que surgiu em meio ao boom da transformação digital tem agora um papel fundamental no desenvolvimento e crescimento dos negócios, pois adoram inovar e se sentirem desafiados o que é considerado hoje um fator essencial de competitividade.
O que é Geração Z
Geração Z é a definição sociológica para pessoas nascidas entre 1995 a 2010. Nesse contexto, significa que os nascidos entre 1995 a 1997 desse grupo estão saindo da faculdade, e suas experiências de vida têm grande influência no tipo de trabalho que procuram e que consideram importante. Segundo estudos e dados baseados na Organização das Nações Unidas — ONU — já são 31,5% da população, só em 2019. Eles conversam em uma linguagem tecnológica, sempre conectada ao universo das redes sociais e aplicativo, onde dialogam facilmente por mensagens abreviadas, cheias de gírias e figuras. O Brasil possui cerca de 30 milhões de jovens da geração Z, e objetivamente eles tem influenciado e inspirado tantos os mais jovens quando os mais velhos para o futuro dos negócios e das relações trabalhistas. Atualmente, departamentos de marketing e de recursos humanos gastam fortunas para descobrir as melhores formas de alcançar essa nova geração, e entre os maiores desafios estão se comunicar e contratar essa faixa etária.
A Geração Z gosta de flexibilidade no ambiente de trabalho, contesta o modelo tradicional de hierarquia e busca um emprego com propósito. Eles preferem estar em uma atividade alinhada com os seus valores, o que faz com que eles não coloquem o salário no topo da lista de prioridades. Vale ressaltar que rotina é algo que pode causar desmotivação nessa geração também.
Como cativar essa geração
O perfil dos profissionais da geração Z é bem diferente das anteriores, e muitos dos comportamentos e motivações que as empresas estão acostumadas não fazem parte do desejo da nova geração.
Os pontos mais relevantes para atração e retenção da geração Z de acordo com esse estudo:
Horários flexíveis (88%)
Bônus (77%)
Plano de saúde (69%)
Academia ou creche (38%)
Trabalho voluntário durante o expediente (31%)
Sendo assim, para atrair, motivar e engajar esses profissionais, é necessário adotar novas estratégias.
Permissão para horários flexíveis
A falta de flexibilidade de horários é algo que os jovens da Geração Z não suportam. É muito difícil que pessoas dessa geração se sintam motivadas atuando dentro de parâmetros rígidos. Portanto, se sua empresa deseja contratar um profissional Z, a proposta que envolva controle sobre a própria jornada, focando exclusivamente os resultados e o prazo de entrega sempre será o melhor caminho com essa nova geração.
Conclusão
Esse grupo são jovens que cresceram com a revolução digital e estão embarcando no mercado de trabalho ou acabaram de embarcar.
Esses jovens são muito versáteis, priorizam suas realizações pessoais a dinheiro, são independentes e, a característica mais marcante de todas, são extremamente conectados ao meio digital.
A única forma do mercado está alinhado e preparado é fica antenado aos novos modelos de gestão, ferramentas de otimização, mudanças nas leis e tendências.