Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Cido Barboza

03 de maio de 2023

Ademario peregrina em Brasília pra zerar déficit habitacional

 | Jornal Acontece
Acompanhado de secretários, prefeito faz peregrinação em Brasília em seu audacioso plano para zerar o déficit habitacional em Cubatão
 
 

O prefeito de Cubatão Ademário Oliveira vai passar a semana em Brasília, na companhia de César Nascimento, secretário municipal de Governo, e Andréa Castro, secretária municipal de Habitação. O principal objetivo da peregrinação é  consolidar novos projetos, e avançar nas obras, já em andamento, visando zerar o déficit habitacional da cidade, nos próximos anos.

 

A semana começou com a visita ao deputado federal Paulo Alexandre Barbosa. Na sequência o prefeito tem agenda com outros parlamentares e ministérios, para viabilizar novos recursos e destravar projetos que estão com algum entrave.

 

Desde o início de seu primeiro mandato o prefeito trabalha para organizar os projetos e começar as obras para zerar o déficit habitacional da cidade. E o avanço se consolida diante das licenças ambientais já emitidas e dinheiro em caixa, na maioria dos projetos: algumas obras já estão sendo executadas e outras em fase de licitação.
De fato surpreende a eficácia do silencioso trabalho da equipe da Sehab, sob o comando focado da secretária Andrea Castro, o que sustentou o obcecado esforço de articulação do prefeito.

 

A descrença do cubatense de que esta audaciosa iniciativa pudesse sair do papel,  começa a ser superada com a urbanização dos dois maiores núcleos de ocupação irregular já é realidade, com licenças emitidas e dinheiro em caixa para execução das obras. Juntas as vilas Esperança e dos Pescadores somam cera de 40 mil habitantes em mais de 10 mil habitações.

 

VILA DOS PESCADORES – 1300 unidades

 

Na Vila dos Pescadores já está disponível o recurso (através de TAC) para a urbanização do bairro e também com as licenças já emitidas. Ainda neste ano a MRS começa a construção que ligará o bairro à avenida 9 de abril. A área conhecida como Chatuba, ente a Pescadores e Vila São José, está projetada para receber 1300 unidades unidades: neste caso o governo já iniciou tratativas com o governo federal – Minha Casa Minha Vida.

 

 

VILA ESPERANÇA – 1010 unidades

As torres começam a subir, enquanto segue a urbanização do novo bairro. Na primeira etapa são 1010 unidades, dentro do Programa Vida Digna da CDHU: 116 já em construção com previsão de entrega para junho do ano que vem. As outras 894, em fase de licitação, com expectativa de que as obras comecem ainda neste ano.
As demais habitações (mais de seis mil) serão consolidadas dentro do projeto de urbanização.

 

A construção da perimetral, será marco físico entre a área ocupada e de recuperação ambiental.
Com licença ambiental e recurso já disponível, fruto de acordo com as industrias do Polo, o plano de manejo sustentável integrará a área ao Cotia Pará. Também já foi licitada e deve começar ainda este ano a construção de duas novas escolas, na área conhecida como Vila Caique

 

 

 

VILA NOEL E PILÕES – 440 unidades

A área próxima ao CSU receberá, pelo menos, mais 440 novas unidades habitacionais. Comtemplará as 180 famílias que serão removidas da Vila Noel e as demais unidades serão destinadas para famílias dos Pilões. O recurso já está
disponível, faltando apenas o processo licitatório pela CDHU para construção das 440 unidades. Porém, o prefeito Ademário já iniciou as tratativas junto ao governo federal para construção de mais unidades junto ao Minha Casa Minha Vida, para comtemplar a transferência do Pilões na totalidade.

 

MANTIQUEIRA – 160 unidades

A parceria da Prefeitura de Cubatão envolve Cohab, PMS e CDHU. Em terreno da Prefeitura, na região do Costa e Silva, serão construídas 160 unidades para remoção dos moradores. Já licitado, com certame vencido pela Cimétrica Engenharia. Com esta mudança os moradores da Mantiqueira continuarão a usufruir dos mesmos serviços públicos que já usavam (escola, UBS), só que do lado de casa.

 

ILHA CARAGUATÁ / ÁGUA FRIA – 720 unidades

Dentro do Cubatão K, em continuação ao Programa Serra do Mar/CDHU, já está
licitada a construção de 720 unidades unidades habitacionais, no Jardim Caraguatá. As unidades serão destinadas para a remoção dos moradores da Água Fria, região considerada área de risco

 

EDIFICIO CASTRO – 80 unidades

Licitação concluída e a empresa S.Figueiredo será a responsável pelo Retrofit – adequações e restaurações necessárias para que as 80 unidades habitacionais do Edifício Castro sejam destinadas aos servidores públicos.

 

LEGITMIZAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

A outorga da escritura para moradores é um avanço significativo para a vida de milhares de famílias que agora, de fato e de direito são donas de suas casas. Acontece apurou que foram outorgadas pelo menos: 1.100 escrituras no Jd.
Nova República; Vila São José, 400; Jardim Real, 160; Beira Rio, 48; Vila Natal e Caminho 2, totalizarão 1200. O governo municipal trabalha em parceria com a CDHU para regularização nos conjuntos habitacionais, onde ainda
não houve outorga de escrituras.  

 

 

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

03 de maio de 2023

Coletivo 302 inicia apresentações de ‘Vila Socó’ no Festival Mirada

Leia mais

03 de maio de 2023

Coletivo 302 inicia apresentações de ‘Vila Socó’ no Festival Mirada

Leia mais

03 de maio de 2023

Instituto Usiminas dá início à segunda edição do Escola Parceira em Cubatão

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.