A equipe feminina de ginástica rítmica Santos Futebol Clube/Fupes/Cepe 2004/Grupo Mendes conquistou medalhas Campeonato Paulista Juvenil e, nos Jogos Abertos da Juventude, levou premiações individuais e o segundo lugar na classificação geral, no último fim de semana.
No certame Paulista, realizado em Osasco (SP), nos dias 23 e 24 de junho, apenas atletas entre 13 e 15 anos puderam participar. Elas competiram em quatro aparelhos: arco, bola, maças e fita. A soma dessas quatro provas dá o resultado individual geral que, somado ao desempenho de todas as atletas em todas as modalidades e categorias, definem o resultado geral.
Na elite, categoria das atletas que podem ranquear para competições internacionais, o time santista competiu com Yasmin Maia, que ficou com a prata em quatro modalidades: fita, bola, arco e individual geral (soma de todos aparelhos).
A equipe nível 3, formada por ginastas que competem pela primeira vez o estadual, foi composta por Ana Clara Zan, Mayara Rubim e Lívia Castelhano, ficando em terceiro lugar na competição.
No nível dois (atletas que já participaram de competições nacionais) disputaram por Santos: Maria Laura Marinho, Eloá Costa, Bruna Ribeiro e Lara de Jesus. Destaque para a primeira, que foi ouro em fitas e bronze no arco e individual geral.
“Essas meninas já participam de campeonato brasileiro junto com as melhores ginastas do País, por isso esse resultado é muito importante para reafirmar o trabalho que temos feito desde a base até o alto rendimento”, conta Thiago Hermenegildo Carvalho, treinador da equipe juvenil.
O próximo evento é o Campeonato Brasileiro Juvenil, marcado para o final de julho, em João Pessoa (PB).
JOGOS DA JUVENTUDE
No mesmo fim de semana, no sábado (24), em Tatuí (SP), outras ginastas de 13 a 17 anos, do Santos Futebol Clube/Fupes/Cepe 2004/Grupo Mendes disputaram os Jogos Abertos da Juventude. Elas conquistaram o segundo lugar geral do campeonato.
Na categoria duplas bolas, Maria Fernanda Martins e Rafaela Miranda conquistaram o primeiro lugar. Nos arcos, Sarah Bianca do Nascimento ficou com a prata e, nas maças, com o bronze.
“O resultado foi muito positivo e expressivo, tendo em vista que as ginastas participantes dos Jogos da Juventude são da equipe de base, que futuramente estarão nas equipes principais nos representando em jogos Regionais e Abertos”, comemora a técnica Erica Menezes.
Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade.
Fonte: PMS