27 de setembro de 2023
Unipar debate turismo sustentável com a comunidade
Em uma das atividades da agenda, a Unipar ressaltou a importância de programas com o Fábrica Aberta que reforça a importância da companhia em ser confiável em todas suas relações
A Unipar – líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC na América do Sul -, participou na última terça-feira (26/09) de uma mesa de debates na ETEC Cubatão, a convite da Secretaria de Turismo da cidade, com o tema “A sustentabilidade como fomentadora do turismo de intercâmbio” onde o especialista de comunicação corporativa da Unipar, Renato Silvestre, falou um pouco sobre o Programa Fábrica Aberta.
A mesa foi realizada com a presença Leandro Costa, secretário executivo da Prodam, Pâmela Pereira, técnica ambiental do Projeto Guará Vermelho e Fabrício Lopes, secretário de turismo de Cubatão, além de aproximadamente 80 alunos.
Com a agenda acontecendo desde o dia 24/09, as atividades que devem ir até sexta-feira (29/09), estão sendo dedicadas a fortalecer a pauta, os atrativos, o trade e as potencialidades da cidade. A secretaria acredita ser uma ótima uma oportunidade para aproximar o diálogo e compreender diversas atividades relacionadas ao mercado turístico, as novas tendências do mercado e os caminhos que a cidade deve adotar para fortalecer novos negócios que estimulem o desenvolvimento baseado no crescimento da economia e geração de novos empregos.
“Para a Unipar, é muito importante dialogar com alunos da cidade, trocar experiências e compartilhar boas práticas e sustentáveis como é o caso do nosso pioneiro Programa Fábrica Aberta. Com ações como essa, reforçamos nosso propósito de ser confiável em todas as nossas relações”, ressalta Renato Silvestre, especialista de comunicação corporativa da Unipar.
História do programa
Idealizado em Cubatão no final dos anos 80, o Fábrica Aberta se iniciou em um momento difícil para a indústria química global e para o município, que havia acabado de receber a alcunha de “cidade mais poluída do mundo” e foi alvo de duras críticas.
Pensando em reduzir os impactos ambientais gerados pela cidade, a região iniciou uma ação ambiciosa e a Unipar decidiu inovar. No momento em que o setor tentava entender como se relacionar melhor com o ambiente e a sociedade, a companhia criou o Fábrica Aberta com o objetivo de mostrar o que fazia e que era possível produzir em harmonia com a natureza. Atualmente a companhia é referência em sustentabilidade, investindo nas mais diferentes frentes que visam promover acesso ao saneamento e desenvolvimento humano.
Após três anos de paralisação por conta da pandemia de Covid-19, o programa teve sua retomada com ações presenciais em 2023 e tem recebido, em média, 200 pessoas por mês somente em Cubatão.
Sobre a Unipar
A Unipar é líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC da América do Sul. Se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.
A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Santo André e Cubatão (SP) e também em Bahía Blanca (Ar), além de estar construindo nova planta em Camaçari (BA). A empresa tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais.