20 de outubro de 2023
Banda Sinfônica de Cubatão faz último concerto do Sinfonia no Parque 2023
Apresentação acontece neste domingo (22), às 15h30, no Parque Anilinas, em Cubatão.
Neste domingo, 22, a Banda Sinfônica de Cubatão realiza o último concerto da temporada Sinfonia no Parque 2023. Com um total de três apresentações, a Banda emocionou e encantou o público com sucessos da música brasileira e estrangeira, como “Suíte Nordestina” de Mestre Duda, “That’s it” de Peter Koval e “Apoteose Cubatão 2001” de Roberto Farias.
Para encerrar a temporada 2023, os 46 músicos apresentarão obras de compositores brasileiros e estrangeiros. No repertório estão músicas como “Bachianas Brasileiras nº 2 – O Trenzinho do Caipira”, de Heitor Villa-Lobos; “Gonzaga em Tom Maior – Tributo a Luiz Gonzaga”, com arranjo do compositor Nenéu; “Retreta – Suíte em três movimentos para Banda”, de Ricardo Tacuchian; “Ruby Celebration”, de Peter Koval escrita para as comemorações dos 40 anos de oficialização da Banda Sinfônica de Cubatão; “Rapsódia Infantil” (temas infantis do folclore brasileiro: Sambalelê, O Cravo e a Rosa, Terezinha de Jesus, Atirei o pau no gato e Marcha Soldado), de Roberto Farias e “Suíte Piratiningana” (I – Dobrado; IV – Chôro; V – Baião), de Sérgio de Vasconcellos-Corrêa, com versão inédita feita pelo maestro Roberto Farias para este concerto.
A regência será feita pelos maestros Marcos Sadao Shirakawa (regente titular da Banda Sinfônica), Ulysses Damacena (regente adjunto 1) e André Farias (regente adjunto 2), além do próprio coordenador artístico, Roberto Farias.
De acordo com o maestro e coordenador artístico da Banda Sinfônica de Cubatão, Roberto Farias, “o grande destaque dessa apresentação será a presença dos compositores Sérgio Vasconcello- Corrêa, autor de Suíte Piratiningana, e de Peter Koval, compositor inglês radicado no Brasil há 35 anos e presente em toda a temporada”.
O concerto acontece neste domingo, 22, às 15h30, no vão livre do Espaço Multimídia do Parque Anilinas, localizado no Centro de Cubatão.
O Sinfonia no Parque 2023 é realizado pela AMBSC- Associação de Amigos da Banda Sinfônica de Cubatão e Secretaria Municipal de Cultura, em conjunto com a execução das Emendas Impositivas da Câmara Municipal de Cubatão, gentilmente destinadas pelos vereadores Rodrigo Ramos Soares e Sérgio Calçados. A gestão é liderada pela AMBSC, sob a orientação do coordenador Eder Crispim.
Banda Sinfônica de Cubatão- A história da Banda Sinfônica de Cubatão começa muito antes da sua oficialização. Em 1968, quando o então estudante da escola Afonso Schmidt, Roberto Farias, descobre alguns instrumentos musicais esquecidos em uma sala da unidade escolar, é iniciada a trajetória do grupo que se tornaria “hors concours” no País.
Da Banda Musical Afonso Schmidt, em 1970, passando à Banda Musical de Cubatão, em 1977, e Banda Sinfônica em 2004, na década de 90 o grupo tornou-se “hors concours” devido ao seu alto nível performático.
Ao longo de seus 55 anos, a Banda Sinfônica, junto com a Cia de Dança, realizaram grandes espetáculos, emocionando o público por onde passou, tornando a música clássica acessível e popular para toda a comunidade.
De Queen Sinfônico à Aquarela Brasileira, a Sinfônica de Cubatão já dividiu o palco com cantores líricos, como Ariel, e populares, como Oswaldinho do Acordeom, Thobias da Vai-Vai e escolas de samba Nações Unidas e Nove de Abril, de Cubatão, além do grupo Demônios da Garoa, entre outros.
Além dos espetáculos, a Banda também levou o erudito às escolas públicas da região, por meio do projeto Concertos Didáticos.