Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

23 de outubro de 2023

Píer do Pelé eterniza imagem do Rei e se transforma em novo ponto turístico com atrativo mundial

 | Jornal Acontece

Com escultura retratando a camisa 10 e o icônico soco no ar, espaço batizado com nome do surfista Nino Matos recebeu presenças ilustres que celebraram aniversário do Atleta do Século na inauguração do cartão-postal

 

O céu está em festa com o ‘1.284° gol’ de Pelé. Diga-se de passagem, um golaço que será eternizado na história de São Vicente. Digno de uma comemoração com o icônico ‘soco no ar’. Amantes do esporte e do Brasil (pois o Rei transcende ao futebol) não contiveram as emoções na manhã deste sábado (21), ao presenciarem, na Praia do Gonzaguinha, a inauguração do píer em comemoração ao aniversário do maior jogador de todos os tempos, que completaria 83 anos nesta segunda-feira (23). Rodeado de astros do esporte, amantes do futebol, do filho do Rei (Edinho) e autoridades, por volta das 10h, o prefeito Kayo Amado anunciou oficialmente: “O Píer Nino Matos, o novo cartão postal de São Vicente e do Mundo que homenageia Pelé, está inaugurado”.
 
 
Formado por um calçadão com monumento da eterna camisa 10, textos alusivos ao Rei e uma escultura retratando a comemoração do soco no ar, o Píer do Pelé despertou sorrisos e lágrimas naqueles que contemplaram sua inauguração. Um deles é o Craque Neto, ex-jogador e, atualmente, apresentador esportivo na TV Bandeirantes e comentarista nas rádios Bandeirantes e Craque Neto. Embora seja reconhecidamente um dos maiores ídolos do Corinthians, o histórico meio-campista também vestiu a camisa do Santos FC. Mais precisamente, a 10 de Pelé. 
“As pessoas não sabem o que o Pelé foi, o que ele é e o que vai continuar sendo. O herói por trás das camisas branca e preta e verde e amarela. O homem que mais brigou contra o racismo sem abrir a boca, quebrando padrões. O maior expoente do nosso país”, comentou emocionado o craque, que prestigiou a cerimônia ao lado dos companheiros de trabalho e ex-atletas, Velloso (goleiro) e Souza (meio campista).
 
 
Evidentemente, a homenagem não poderia deixar de contar com a presença de figuras que também representam boa parte da trajetória do Atleta do Século. Às lágrimas, os eternos ídolos do Peixe e campeões mundiais ao lado de Pelé também marcaram presença na histórica manhã deste sábado. 
 
 
Parte da constelação que ajudou consagrar o Santos com a conquista de dois Mundiais, duas Libertadores, seis Campeonatos Brasileiros e dez Paulistas, os craques Clodoaldo, Pepe, Mengálvio, Edu, Lima, Manoel Maria, Abel e Nenê Belarmino caminhavam pelo píer e recordavam as memórias inesquecíveis registradas ao lado de Pelé. “O Edson está no céu, mas o Pelé é eterno. Ele foi homenageado em vida e continuará sendo para sempre. Seu legado jamais será esquecido”, comentou emocionado Manoel Maria.
 
 
O esquadrão do Alvinegro Praiano na década de 60 mantém lembranças na vida de muitos que contemplaram com seus olhos a hegemonia do Santos de Pelé. Também presente na inauguração, o jornalista Milton Neves detalhou a importância da verdadeira seleção do Peixe em sua vida. “Eu não tinha nada. Meu pai morreu em 1960, quando eu tinha 8 anos. Ganhei um rádio no qual passei a escutar todos os jogos do Santos. Pelé salvou a minha vida. Quero saudar o prefeito e todos os moradores da Primeira Cidade do Brasil”, relatou emocionado o jornalista, que também é Cidadão Vicentino.
 
 
Para presentear o maior jogador de todos os tempos com uma verdadeira festa em seu 83° aniversário, as organizadas Torcida Jovem, Sangue Jovem e Camisa 10 prepararam um ‘corredor de fogo’, acompanhado da música ‘Mil Gols’. Marcas que ficarão registradas para sempre na memória daqueles que puderam contemplar a história sendo escrita. 
 
 
Emocionado, Edinho, filho do maior jogador de todos os tempos, aproveitou o evento para recordar as grandes memórias deixadas pelo pai. “Para nós, familiares, ainda é muito recente. Na medida que o tempo passa, a gente começa a curtir um pouquinho mais os momentos. Entregas como essa nos fazem matar um pouco a saudade. Nosso Rei merece muito, pois levou o nome da Baixada e do Brasil ao Mundo”.
 
 
Representando oficialmente o Santos, o vice-presidente José Carlos de Oliveira parabenizou o prefeito Kayo Amado pela iniciativa. “O senhor está de parabéns, prefeito. Não é a primeira homenagem ao Pelé. Isso sim é reconhecer um ídolo”, disse o dirigente. O Santos também estava representado pela zagueira Kelly Santana.
 
 
A alegria foi completada pelos mascotes do Alvinegro Praiano, Baleião e Baleinha, a banda da AMEI Rei Pelé, que deu, literalmente, um show em homenagem ao craque, e demais atrações, como atividades esportivas da Secretaria de Esportes e Lazer (Sespor), Feira de Adoção da Secretaria de Bem-Estar Animal (Sebem) e arrecadação de bolas de futebol, que serão destinadas pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) a crianças em situação de vulnerabilidade social. 
 
 
Tricampeão do Mundo pela Seleção, Pelé tem sua história interligada a São Vicente desde 1972, quando foi contemplado com o título de ‘Cidadão Vicentino’, realçando suas raízes com o Município. Afinal, nada mais simbólico que o maior expoente de todo o País sendo nomeado como um dos rostos da Primeira Cidade do Brasil.
 
 
Em seu discurso, o prefeito Kayo Amado ressaltou a importância da nova atração alusiva ao melhor de todos os tempos. “Hoje estou vivendo um sonho, esse é o meu sentimento. Estamos recebendo uma seleção aqui em São Vicente. Estava ouvindo o Milton Neves falar e só me lembrava de uma foto que ele postou com o Pelé na aqui na Biquinha, na frente de um prédio. Isso é parte da história. Agora temos um novo cartão-postal. Um registro que deixará suas marcas para as futuras gerações”, disse o chefe do Executivo vicentino, que, emocionado, relembrou das histórias contadas pelo avô sobre Pelé. “Ele  me relatava em detalhes os feitos desse ícone gigantesco. Infelizmente não tive a oportunidade de tê-lo visto jogar, mas sua representatividade moldou o caráter de muitos. Justamente isso que queremos: eternizar sua figura”.
 
 
A entrega representa mais um avanço da gestão buscando deixar São Vicente de cara nova. O Píer do Rei Pelé soma-se ao Píer dos Apaixonados e à Fonte Kids como atrações da Nova Orla do Gonzaguinha, integradas a demais atrações turísticas que visam ressignificar o conceito que muitos têm sobre São Vicente.
 
 
 
“Escolhemos um dos pontos mais conhecidos da Cidade para homenagear o Pelé e tornar essa orla um atrativo mundial. É a conexão da história com um ponto turístico. Uma homenagem que também enaltece a figura do nosso surfista vicentino, Nino Matos, na baía mais linda do Brasil. É São Vicente se colocando no mapa da história novamente”, concluiu Kayo Amado.
 
 
Também marcaram presença na inauguração do píer os ex-jogadores Renan Teixeira (volante), Rodrigão (atacante), Renatinho (meia), Domingos (zagueiro) e Balu (lateral direito), a vice-prefeita Sandra Conti, a deputada federal Renata Abreu, os estaduais Caio França, Paulo Corrêa Jr e Tenente Coimbra, o tio do atacante Neymar e diretor administrativo do Instituto Neymar Jr, além de secretários e vereadores municipais.
 
 
Fonte: PMSV
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

23 de outubro de 2023

Ações da Guardiã Maria da Penha crescem mais de 200% no combate à violência contra a mulher

Leia mais

23 de outubro de 2023

São Vicente lança programação especial para o Dia das Crianças

Leia mais

23 de outubro de 2023

São Vicente lança programação do Outubro Rosa

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.