Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

09 de novembro de 2023

Concurso Cidadão e Cidadã Samba elege primeiros integrantes da corte

 | Jornal Acontece
O Conselho do Samba de Santos, em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult) e a Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos (Licess) realiza nesta sexta-feira (10), a partir das 19h30, a edição 2024 do Concurso Cidadão e Cidadã Samba, uma das etapas mais aguardadas do calendário pré-carnaval. O evento acontece no Teatro Municipal Braz Cubas (Avenida Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias) e tem entrada gratuita, mediante doação de 1kg de alimento não perecível.
 
 
O tradicional concurso elegerá os sucessores de Valdery Caraúba e Maria Augusta (Nena), atuais detentores das faixas e que compuseram a Corte Carnavalesca da Cidade no último ano. Cinco candidatos disputam a patente de Cidadão Samba: Francisco Carlos Ignácio (Baliza), Heldir Lopes Penha (Aldinho/União Imperial), Jodenir Nunes da Cruz (Mocidade Amazonense), José Carlos Rodrigues (Bibi/Brasil) e Marcos de Brito Silva (Brito, O Notável).
Já a patente de Cidadã Samba terá três concorrentes: Jalita Davi de Souza (Mocidade Amazonense), Tânia Regina Pereira Gouveia e Tereza Cristina Pereira Félix (X-9). O regulamento deste ano não previu como obrigatoriedade o vínculo atual dos participantes com uma agremiação específica, com o objetivo de privilegiar a trajetória dos sambistas, independentemente de suas atuais funções ou cargos no Carnaval.
 
 

 

A DISPUTA

 
O roteiro do concurso segue a tradição das edições anteriores. Cada participante será avaliado por um júri formado por Embaixadores do Samba nas seguintes etapas: leitura de currículo, expressividade, apresentação com pavilhão, apresentação de canto (samba ou samba-enredo de própria escolha), apresentação com instrumentos de bateria (três, à escolha do candidato) e apresentação de samba no pé (partido alto e samba “rasgado”).
 
 
Ao término das etapas, a Comissão Julgadora proclamará o resultado e realizará a entrega das faixas. A Bateria Ritmo Perfeito, do GRCAS Unidos Da Zona Noroeste, conduzida pelo Mestre Edison Chavier (Mestre Muchacho), acompanhará os candidatos durante o concurso. Passistas de escolas de samba da região também se apresentarão durante os intervalos.
 
 
 
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade.  
Conheça os outros artigos dos ODS https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/3548500/
 
Fonte: PMS
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

09 de novembro de 2023

Concursos públicos na área de saúde recebem inscrições até segunda-feira

Leia mais

09 de novembro de 2023

Feira de Profissões envolve centenas de alunos de Santos com oficinas, palestras e visitas

Leia mais

09 de novembro de 2023

Casa das Culturas tem inscrições abertas para curso de narração de histórias

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.