Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

24 de novembro de 2023

Guarujá realiza ação para conscientizar sobre câncer de próstata e diabetes em animais

 | Jornal Acontece

Iniciativa ocorrerá entre os dias 27 e 29 de novembro na Unidade de Vigilância em Zoonoses

 

 

O Novembro Azul, mês de conscientização e prevenção ao câncer de próstata, também acontece para os pets de Guarujá. Isso porque a Unidade de Vigilância em Zoonoses (Avenida Adriano Dias dos Santos, 303 – Jardim Boa Esperança) realizará nos próximos dias 27, 28 e 29, o “Novembro Azul Pet”. A iniciativa, que também falará sobre diabetes em animais, é da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). 

 

O evento, que ocorre das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas, será uma campanha de conscientização com vacinação antirrábica, orientações e entrega de materiais informativos sobre as doenças, como diagnosticar e tratá-las, além de coletar amostras para diagnóstico de leptospirose e leishmaniose.

 

Para garantir a vacinação antirrábica, os tutores deverão agendar previamente na Unidade de Zoonoses. No dia da imunização, o animal deverá estar acompanhado obrigatoriamente de uma pessoa maior de 18 anos.

 

Não podem ser vacinados pets que estão sendo medicados com antibióticos ou anti-inflamatórios; recém-operados ou com cirurgias agendadas para os próximos 30 dias e aqueles que têm menos de um ano de intervalo entre as doses de vacinação.

 

Sobre o câncer de próstata

 

câncer de próstata em cães ocorre quando há uma multiplicação anormal e desordenada de células na região da próstata, o que causa o edema (inchaço) dessa glândula e o comprometimento da saúde do pet.

 

 

Os sintomas costumam não aparecer em seus estágios iniciais. Conforme o quadro se complica, é possível notar dificuldades em urinar, além da presença de sangue na urina.

 

 

Além de fazer o acompanhamento no médico-veterinário, a principal forma de prevenção é a castração. Isso porque, embora cães castrados possam desenvolver a afecção por algum fator genético, estudos mostram que o procedimento é capaz de reduzir a ocorrência da doença.

 

 

Sobre a diabetes

 

A diabetes é uma das principais doenças endócrinas diagnosticadas em cães e gatos. Os sinais clínicos mais comuns da diabetes são o aumento do volume de urina, aumento da frequência no consumo de água, aumento de apetite durante o dia, entre outros.

 

Após o diagnóstico positivo, o cão que porta diabetes precisa realizar insulinoterapia, ter um manejo nutricional balanceado e passar por monitoramento periódico da glicemia. Já o gato diabético precisa ter a obesidade controlada por ser um fator de risco pela resistência insulínica.

 

Fonte: PMG
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

24 de novembro de 2023

Paciente relata espera por cirurgia e complicações causadas por endometriose

Leia mais

24 de novembro de 2023

Unipar realiza Dia de Ação Social com serviços gratuitos em Cubatão neste sábado (9)

Leia mais

24 de novembro de 2023

Mutirão de eletrocardiogramas terá mais vagas neste fim de semana na Zona Noroeste

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.