Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

31 de março de 2021

Ambulatório especializado para covid em Santos recebe primeiros pacientes

 | Jornal Acontece

Bastou uma orientação adequada, mudando a medicação, para o comerciante Marcos Castanho, de 57 anos, voltar a sentir fome. Essa melhora no quadro de recuperação da covid-19 se deu na terça-feira (30), quando ele esteve  no novo ambulatório criado pela Prefeitura de Santos para acompanhar a evolução do quadro clínico de pacientes de covid-19 que não necessitam de internação.

A unidade começou a funcionar segunda-feira (29) e fica no imóvel do Serviço de Atendimento Especializado (Rua da Constituição, 556, Vila Mathias). O equipamento atende pacientes covid-19 das 14h às 17h.

Morador da Ponta da Praia, Marcos relata que passou a ter os primeiros sintomas da doença no dia 22. Tosse e falta de apetite o prejudicaram. Ele decidiu buscar ajuda. Primeiro foi à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Leste, que o encaminhou para o Ambulatório Covid-19.

SÓ POR ENCAMINHAMENTO

O Ambulatório Covid-19 só recebe pacientes encaminhados por outras unidades de Saúde de Santos. Seguindo critérios clínicos, os pacientes passam a ter acesso a triagem com consultas de enfermagem e de infectologistas, fornecimento de medicamentos, exames de sangue, tomografia, recebimento de oxímetros com treinamento de uso e disponibilização de canal de WhatsApp para atendimentos de intercorrências e dúvidas.

O chefe do Departamento de Atenção Especializada, da Secretaria Municipal de Saúde, Devanir Paz, explica que o local continua atendendo pacientes de doenças infectocontagiosas, das 7h às 12h (veja abaixo).  “Este ambulatório é para o paciente que não precisa de internação, e que iria continuar o tratamento em casa. Atendemos exclusivamente pacientes de Santos”.

OXÍMETRO

Uma das facilidades com que o paciente conta é a disponibilização de um oxímetro. Ao medir o nível de saturação de oxigênio no sangue, ele mandará a foto ao médico por WhatsApp e receberá as orientações de como seguir se tratando. Ao final do tratamento, ele devolve o aparelho ao ambulatório. “Esta é uma forma de dar mais atenção, caso a caso, aos pacientes. Trata-se de um olhar mais apurado ao paciente para que ele não evolua a um quadro mais grave da doença”.

“O atendimento que recebi foi ótimo”, ressalta a comerciante Márcia Angela Ogata, de 67 anos, após ter passado por consulta no Ambulatório Covid-19 na terça-feira (30) e levado o oxímetro para casa. Márcia começou a ter sintomas da covid-19 no dia 25, e fez exames para acompanhar a evolução de seu quadro clínico.

Marcus Vinicius Mota acompanhou o pai, Ariovaldo Mota, 73 anos, durante a consulta no ambulatório. “Vejo, agora, que ele está mais animado para se tratar. De início, não estava se preocupando muito com o tratamento, mas com o carinho que recebeu no atendimento, isso mudou”. O encaminhamento de Ariovaldo para o Ambulatório Covid-19 partiu da UPA Central, onde ele foi diagnosticado com a doença. “Esse tratamento, em casa, com orientação, não desgasta o paciente e acelera a recuperação”.

CASO A CASO

A coordenadora do Ambulatório Covid-19, Christiane Porto, explica que o monitoramento dos pacientes é feito conforme cada necessidade, “dependendo da condição clínica, ou de forma programada, de segunda a sexta”. Ela ressalta a necessidade de os pacientes levarem comprovante de residência em Santos para serem atendidos.

INFECTOCONTAGIOSAS

Quanto à continuidade do atendimento matutino (pacientes com doenças infectocontagiosas), Christiane Porto informa que um novo fluxo de atendimento foi implantado na unidade para evitar riscos de contaminação.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

31 de março de 2021

Crescem casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Leia mais

31 de março de 2021

Ministério da Saúde recomenda dose de reforço para crianças de 3 e 4 anos

Leia mais

31 de março de 2021

Cubatão aplica 1ª dose de reforço em crianças de 5 a 11 anos

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.