Santistas e turistas poderão visitar, entre terça (20) e quinta-feira (22), os carros ferroviários armazenados na Garagem do Valongo (Centro Histórico), das 11h às 16h, com saídas a cada hora.
Para participar das visitas, que terão a monitoria de um guia da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), basta retirar senha na recepção do Museu Pelé (gratuita).
VAGÕES
Originalmente de propriedade da São Paulo Railway, os carros de passageiros estavam sob a posse do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), guardados em um armazém na Lapa, na Capital. Em 2009, os carros passaram por restauração completa mantendo todos os aspectos originais do início do século 20.
De 1909, o mais luxuoso é chamado Presidencial, pois era utilizado para viagens inaugurais e com autoridades – ele transportou ex-mandatários do País como Getúlio Vargas, Afonso Pena e Washington Luís. Possui 16 poltronas estofadas e banheiro.
O carro Administrativo, de 1913, era utilizado em viagens de inspeção por técnicos e engenheiros ferroviários. Possui cauda panorâmica de vidro e capacidade para 23 pessoas.
Já o Buffet Pullman, datado de 1922, foi usado pela São Paulo Railway até 1947, inclusive nas viagens regulares entre Santos e a Capital. Com capacidade para 14 pessoas, tem cozinha com bar e banheiro.
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade.
Fonte: PMS