Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

20 de março de 2024

Demonstração com práticas manuais dá início às atividades da VII Semana do Artesanato

 | Jornal Acontece

A antiga entrada do Parque Anilinas foi palco de mais uma atividade da Feira de Artesanato ‘Silvina de Araújo – Bina’ nesta quarta-feira (20), aproximando a população dos trabalhos artesanais realizados na cidade. Os artesãos tiveram a oportunidade de mostrar as técnicas empregadas na confecção de cada produto. Nos estandes, diversos tipos de mercadoria, cada uma com história única, desde crochês até acessórios infantis para todos os gostos. Além da interação da população, a comunidade pôde ver os artesãos colocando a mão na massa, observando na prática como o trabalho é realizado.

Dona Marinalva atua há 20 anos na área. Com as técnicas do crochê, expressou a importância da feira na cidade: “Conheci o artesanato por meio de uma colega, resolvi aprender sobre, e quando conheci a feira, achei muito importante, pois dá visibilidade para os trabalhos feitos à mão e contribui economicamente”, afirmou.

O artesanato é a prática de criar objetos transformando a matéria-prima, utilizando as mãos como principal ferramenta de trabalho. Os equipamentos utilizados são sempre complementares, nunca substituindo o trabalho manual. Atualmente é uma fonte de renda para diversas pessoas em Cubatão, impulsionando setores culturais, econômicos e o turismo. A ação desta quarta fez parte da VII Semana do Artesanato comemorada na cidade até a próxima sexta (22).

Programação – Na quinta-feira (21), os alunos da UME Bernardo José Maria de Lorena, localizada na Vila Nova, terão uma oportunidade única de aprender técnicas artesanais diretamente dos talentosos artesãos da ‘Feira Criativa’, a partir das 14h.

Já na sexta-feira (22), às 14h, no auditório do Cide-Ciesp, situado na Praça Getúlio Vargas, 20, na Vila Paulista, será realizada uma oficina com o tema “O artesanato como impulsionador do desenvolvimento econômico, da identidade cultural e do turismo”. Será ministrada por Elisabete Bacelar do Carmo, diretora de Artesanato e Microempreendedor Individual do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Além disso, haverá orientação para aqueles que desejam obter a carteirinha da ‘Sutaco’ (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades do Estado de São Paulo), conferindo reconhecimento profissional para artesãos em âmbito estadual e federal. Os benefícios incluem a liberação para participação em feiras especializadas em todo o país.

Para encerrar a Semana do Artesanato, no sábado (23), a partir das 16h, no Píer do Jardim Casqueiro (Av. Beira-Mar, s/nº), a ‘Feira Criativa de Cubatão’ celebrará a Páscoa com a exposição de uma variedade de produtos artesanais.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

20 de março de 2024

Concurso Público – Cubatão tem inscrições abertas para professores e outros cargos na área da educação

Leia mais

20 de março de 2024

Novo sistema de informatização é implementado nas Unidades de Saúde

Leia mais

20 de março de 2024

Ações de saúde bucal nas escolas municipais passam a contar com tratamento minimamente invasivo

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.