Os próximos dias de outono trarão frente fria com chuvas fortes e rajadas de ventos com maré agitada e acima do normal, deixando o Município em estado de atenção a partir desta quinta-feira (21). É o que aponta a previsão da Defesa Civil de Santos e o boletim do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta).
Para a próxima quinta-feira (21), quem sair de casa já terá que levar o guarda-chuva. Na parte da tarde, o avanço da frente fria espalhará instabilidades no clima e pancadas de chuva, com probabilidade de 80% e intensidade moderada a forte. O mesmo deverá ocorrer na sexta-feira (22), onde se concentra a maior parte do volume de chuva, ultrapassando os 100 milímetros ao todo.
Nesse mesmo período, ainda, há riscos para intensificação do vento e rajadas de velocidade superiores a 80km/h. O clima prevalecerá neste final de semana (23 e 24), com a continuidade da precipitação em uma persistência e intensidade menores.
O mar também ficará agitado na região da Baía de Santos, com ondas variando de 1,5m a 2,6m de altura entre quinta-feira (21) e sábado (23). Com relação ao nível do mar, a maré pode ultrapassar 1,6m e 2m no interior do estuário, com pico na madrugada de sábado.
ESTADO DE ATENÇÃO
De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de Atenção devido à previsão de altura significativa das ondas entre 2m e 3m, podendo evoluir para Alerta se ultrapassar 3m e/ou o nível do mar superar 2m no interior do estuário.
Segundo a NPH-Unisanta, se as previsões oceanográficas e meteorológicas se confirmarem, podem ocorrer inundações e alagamentos no período, no entanto não são esperados impactos em estruturas urbanas costeiras de Santos devido à intensidade e direção preferencial das ondas.
Chuva nos próximos dias:
Quinta-feira: Probabilidade – 80%; Volume – 20-50mm; Intensidade – moderada a forte
Sexta-feira: Probabilidade – 90%; Volume – 30-60mm; Intensidade – moderada a forte
Sábado: Probabilidade – 80%; Volume – 10-20mm; Intensidade – moderada a fraca
RECOMENDAÇÕES
Para os períodos de chuva, é necessário evitar exposição em áreas abertas devido ao risco de raios, não buscar a proteção embaixo de árvores e nem estar próximo a redes de energia elétrica. Nos momentos de chuvas torrenciais, o aconselhado é não andar em locais alagados ou inundados e atravessar ruas com enxurradas.
Esta iniciativa contempla o item 13 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Ação Contra a Mudança Global do Clima.
Fonte: PMS
Foto: Canva