Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

27 de março de 2024

Estudante santista é destaque no filme Sócrates, lançado no Netflix

 | Jornal Acontece

Aos 6 anos de idade o santista Tales Gabriel Ordakji já despertava o interesse pelo teatro ao participar das apresentações de final de ano e dos cursos extras de arte na escola onde cursava o ensino fundamental. Mas somente no ensino médio ele decidiu transformar sua paixão em profissão, procurando cursos profissionalizantes na sua cidade natal. Nessa busca encontrou a oportunidade de frequentar o curso Técnico em Teatro no Senac Santos, de fevereiro de 2015 a dezembro de 2016. No mês em que se comemora o Dia Mundial do Teatro (27/3), Tales celebra o crescimento na carreira com a estreia do premiado longa-metragem nacional Sócrates, já disponível na plataforma Netflix.

 

 

“A formação que obtive no Senac Santos foi importantíssima para minha carreira como ator e indivíduo. Foi realmente uma formação técnica e artística voltada ao universo do ator, priorizando o trabalho coletivo, como acontece em outras produções teatral ou audiovisual. Além disso, o convívio com os meus colegas, as aulas interativas e o conhecimento adquirido me fizeram aprender lições valiosas que levo comigo até hoje. Durante o curso tivemos experimentos cênicos, como peças teatrais de rua, performances, instalações cênicas e apresentações em grandes casas teatrais da cidade. Pude também contar com excelentes professores que são brilhantes artistas e profissionais, que me ensinaram muito mais do que o curso prometia, sendo verdadeiros apaixonados em fazer o aluno aprender e ingressá-lo no mercado de trabalho de forma eficiente e aprimorada”, declarou Tales.

 

 

O ator conta que está sempre envolvido em grupos de teatro, de produção cultural e outras iniciativas voltadas à arte. “Uma boa qualificação profissional é extremamente importante, pois valida sua competência e mostra ao mercado que você investiu em si mesmo para poder exercer a função. Apesar de eu ser um autodidata em diversos assuntos, não abandono os estudos de cursos livres e acadêmicos, pois esse aprendizado nos leva a crescer muito profissionalmente e como seres humanos. Quem quer seguir na carreira de ator tem que se preparar além dos aspectos artístico e profissional, pois terá que lidar com as adversidades que a vida impõe e não desistir jamais. É importante se aliar com colegas, estudar sempre, saber qual é a função social de nossa profissão, ser mais do que um simples ator, mas sim um artista”, orienta Tales.

 

 

O Senac Santos oferece vários cursos técnicos e livres na área de comunicação e artes, entre eles o de Teatro, Oficina de Teatro, Teatro para Executivos, Produtor Cultural, Caracterização Cênica, Estratégias de Captação de Recursos para Projetos Culturais e Improvisação Teatral. Alguns deles já estão com inscrições abertas e contam com bolsas 100% gratuitas. 

 

 

Para se candidatar à bolsa, o interessado deve ter renda familiar de até dois salários-mínimos federais por pessoa. A solicitação pode ser feita a partir do meio-dia, 20 dias antes do início das aulas do curso desejado. 

 

 

Carreira em ascensão e filme

Tales Ordakji (seu nome artístico) faz parte do elenco principal do filme brasileiro Sócrates, dirigido por Alexandre Moratto (“7 Prisioneiros”) e com produção executiva de Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”).

 

 

Depois de conquistar diversos prêmios em festivais por todo o mundo, o longa-metragem chegou à plataforma Netflix, em 10 de março. O filme narra a história do jovem Sócrates (interpretado por Christian Malheiros) da periferia de Santos que vive sozinho após o falecimento de sua mãe. Ele não possui recursos financeiros ou qualificação, e é menor de idade. Sócrates bate em diversas portas à procura de emprego, pede ajuda às pessoas e cria novos meios de conseguir dinheiro. Sua vida complica mais após um trabalho em um ferro velho, onde entra em um relacionamento conturbado com Maicon (Tales Ordakji).

 

 

“Gravamos esse filme de forma muito intensa e acreditando que essa história tinha que ser contada, pois retrata a realidade de muitos jovens brasileiros, em especial da Baixada Santista, onde o filme é situado. O longa ganhou diversos prêmios e indicações ao redor do mundo, incluindo três indicações e uma premiação no Spirit Awards, considerado o Oscar do cinema independente. Quando realizamos um trabalho não sabemos ao certo como será a repercussão. Estar na Netflix é incrível! É maravilhoso saber que o filme e a sua mensagem chegarão a mais pessoas em uma plataforma com grande acesso de público”, declara Tales.

 

 

Aos 26 anos, Tales conta que está cheio de projetos em andamento. “A previsão é que, ainda em 2024, eu apareça nas telas novamente, com a estreia do filme O Clube das Mulheres de Negócios, da diretora Anna Muylaert”, conclui.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

27 de março de 2024

Concursos públicos na área de saúde recebem inscrições até segunda-feira

Leia mais

27 de março de 2024

Feira de Profissões envolve centenas de alunos de Santos com oficinas, palestras e visitas

Leia mais

27 de março de 2024

Casa das Culturas tem inscrições abertas para curso de narração de histórias

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.