26 de julho de 2024
Cubatão Sinfonia se apresenta no Parque Caminhos do Mar
Apresentação acontece às 14h e faz parte do Festival Música na Serra
A música e a dança dos meninos e meninas do Cubatão Sinfonia estarão literalmente no coração da Serra do Mar neste sábado (27). Às 14h, os jovens se apresentam no Parque Caminhos do Mar, complexo turístico que abriga os monumentos da serra, a estrada de Santos e a Calçada do Lorena e é um belo passeio cultural e ecológico. O convite foi da Parquetur, empresa que administra o Parque.
A apresentação da Camerata de Violões e dos Grupos de Dança e Percussão acontece em diferentes locais, como alguns monumentos e o Pouso de Paranapiacaba. Contará com a participação de pelo menos 30 alunos e alunas do Programa que têm aulas nos diferentes Núcleos do Programa (Cota 200, Escola Estadual Afonso Schmidt, Escolas Municipais Pieruzzi Neto, Marta Josete-CEU III e Maria Albertina). O objetivo é oferecer uma experiência diferente aos jovens artistas e divulgar o Cubatão Sinfonia.
Éder Crispim, coordenador geral do Programa, explica que o Festival Música na Serra foi criado há 15 anos e a maneira de execução é sempre reinventada. “Esse ano decidimos fazer um intercâmbio entre os núcleos, fomentando pedagogicamente que alunos se apresentassem junto com os colegas de outras unidades e realizamos apresentações no CEU III e também na UME Pieruzzi e foi demais”. Participaram pelo menos 80 alunos atendidos pelo Cubatão Sinfonia no contraturno escolar.
Éder explica que a apresentação no Parque Caminhos do Mar é a cereja do bolo: “Será incrível essa experiência no alto da serra, especialmente para as crianças.
Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, o Cubatão Sinfonia oferece aulas artísticas a crianças, adolescentes e jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social. Este ano, o sonho artístico-cultural é patrocinado pelas empresas BEQUISA, CMOC E UNIPAR por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. O Programa ainda conta com apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretarias de Educação e Cultura, e Secretaria Estadual de Educação por meio da Diretoria de Ensino.
Acesso ao Caminhos do Mar | Para acessar o Parque, é necessário comprar o ingresso nas portarias da unidade ou pelo site www.caminhosdomar.com.br que custam a partir de R$ 20. A entrada poderá ser feita pela portaria de Cubatão (Estrada Caminho do Mar, SP 148 no Km 50 – ao lado da portaria da Petrobras) ou em São Bernardo do Campo (SP148 no Km 42). Para quem decidir entrar por Cubatão, há serviço pago de transporte por van que faz o translado até o Pouso).
Mais sobre o Cubatão Sinfonia | O Programa Cubatão Sinfonia completa 16 anos de anos de atividades ininterruptas: desde 2007, tem recebido crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Tantas histórias e anos de atividade renderam diversos prêmios ao Cubatão Sinfonia. Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da UNICEF que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente.
Em 2020, mesmo com todas as dificuldades por conta da pandemia, foi contemplado com 1º lugar no Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Ação Cultural e Entretenimento. Em 2022, também ganhou o Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Voto Popular. Nesta expressiva vitória, o projeto recebeu 29 mil dos 31 mil votos computados.
Ao longo dos anos, os patrocinadores foram alicerces que tornaram possível esse sonho artístico. Foi por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) que o programa manteve as atividades alinhadas.
Foram atendidos cerca de 3.000 alunos em todos esses anos de atividades. Muitos chegaram a seguir a carreira artística, mas Leandro Sampaio, um dos coordenadores do Programa, destaca que o objetivo é ainda maior, o de formar cidadãos: “Sabemos do poder transformador da arte e usamos isso para mostrar um novo caminho a essas crianças e adolescentes. Estamos essencialmente presentes em áreas de vulnerabilidade social, oferecendo aulas de artes no contraturno escolar e apontando um caminho diferente, lúdico e positivo”.