Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

DINO

26 de julho de 2024

ZTNA ajuda a garantir segurança da informação em empresas

 | Jornal Acontece

Em meio a uma sociedade cada vez mais digital e tecnológica, empresas recorrem a diferentes estratégias de segurança da informação. Uma delas é o Zero Trust Network Access (ZTNA), cuja tradução literal em português é “acesso à rede de confiança zero”.

Nessa abordagem, parte-se do princípio “nunca confiar, sempre verificar”. Em outras palavras, é necessário checar a identidade e a permissão de todos os dispositivos antes deles fazerem o acesso. A verificação inclui também outros atributos, como data, hora e geolocalização do usuário ou do dispositivo.

Dessa forma, vai na contramão de empresas que partem de uma confiança implícita e liberam o acesso a diferentes dispositivos e não fazem a verificação, expondo a organização ao risco de invasores.

O ZTNA tem, como elemento fundamental, a necessidade dessa confiança ser reavaliada constantemente. Caso seja detectada alguma anormalidade no comportamento do usuário ou do dispositivo, o acesso pode ser revogado como forma de proteção.

Como explica Cristiano Oliveira, vice-presidente da Brasiline Tecnologia (empresa de segurança da informação que oferece uma solução de ZTNA), a abordagem traz inovações significativas. Além da autenticação contínua e controle do acesso baseado em identidade, ele cita a “segmentação de rede, criando zonas menores e mais seguras para dificultar movimentos laterais de ataques”.

É concedido aos usuários o nível certo de acesso (ou seja, apenas ao que a pessoa realmente necessita) para que a empresa possa operar com o mínimo de riscos. Mais uma vez, é o oposto de um negócio em que um mesmo funcionário pode acessar redes e arquivos de setores distintos aos seus.

“Essas características tornam o ZTNA essencial para um ambiente corporativo, proporcionando uma segurança robusta, adaptável e específica às necessidades de acesso de cada usuário e dispositivo, aumentando a resiliência contra ameaças cibernéticas”, acrescenta Oliveira.

Para saber mais, basta acessar: brasiline.com.br

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

26 de julho de 2024

MidOcean Energy da EIG adquire participação adicional de 15% na Peru LNG da Hunt Oil Company

Leia mais

26 de julho de 2024

Tráfego pago acelera o crescimento nas vendas on-line

Leia mais

26 de julho de 2024

Charity Day arrecada fundos para vítimas das chuvas no RS

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.