08 de outubro de 2024
Praia Grande se consolida como referência na área da Educação
Cidade se mantém entre as cidades com as melhores notas na avaliação do IDEB
Mais uma vez, alunos e professores demonstraram de forma prática a qualidade da educação oferecida na rede municipal de ensino. Praia Grande se consolida entre as melhores cidades da Baixada Santista, de acordo com o resultado do IDEB 2023 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O Município alcançou a nota de 6,1 nos Anos Iniciais e 5,3 nos Anos Finais.
O desempenho positivo é resultado de uma somatória de ações promovidas ao longo dos últimos anos. As iniciativas adotadas pela Secretaria de Educação (Seduc) tiveram o cuidado e a preocupação quanto ao retorno dos alunos do período pandêmico buscando diminuir a defasagem. Além de colocar o conteúdo pedagógico em dia, a pasta municipal desenvolveu diferentes ações com o objetivo da ressocialização dos estudantes no ambiente escolar.
Entre as iniciativas adotadas estiveram a implantação do Plano Trienal de Recuperação da Aprendizagem, com a flexibilização do currículo adequando as necessidades dos educandos ao longo dos últimos três anos. Implementação de reforço escolar e projetos de leitura estiveram entre as iniciativas adotadas pela Secretaria de Educação, assim como, a Ponte do Saber, que propôs a recuperação de conteúdo pedagógico.
A secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, enalteceu o resultado alcançado pelos alunos e professores nesta edição do IDEB.
“As notas reforçam que a Cidade conseguiu superar as dificuldades impostas pela pandemia. Principalmente, se avaliarmos o desempenho dos estudantes dos anos iniciais, que se manteve com a mesma nota da edição anterior. Podemos observar ainda, que Praia Grande se manteve entre as cidades com as melhores notas nas duas categorias (anos iniciais e finais)”, enfatizou.
“Isso demonstra que todo o esforço e as estratégias adotadas no pós-pandemia, como o investimento em projetos de leitura e novas ferramentas tecnológicas, contribuíram para que alcançássemos nossos objetivos”, continuou Cida Cubilia. “Assim como a inserção do Plano Trienal de Recuperação de Aprendizagem iniciado em 2022, que flexibilizou o currículo permitindo ao professor adotar as medidas necessárias para garantir que os estudantes aprendessem de forma mais eficaz”.