Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

26 de outubro de 2024

Morre Maguila aos 66 anos: Entenda condição que ex-boxeador tinha

 | Jornal Acontece

Faleceu nesta quinta-feira, 24, José Adilson Rodrigues dos Santos, o lendário boxeador brasileiro conhecido como Maguila, aos 66 anos. A esposa do pugilista, Irani Pinheiro, confirmou a notícia. 

 

 

Maguila foi diagnosticado em 2013 com encefalopatia traumática crônica (ETC), uma condição degenerativa associada a golpes repetidos na cabeça, semelhante ao Alzheimer. Internado em uma clínica em Itu (SP), ele lutava contra a doença.

 

 

O ícone do boxe brasileiro

Nascido em Aracaju (SE), Maguila trabalhou na construção civil antes de se destacar no boxe. Sua carreira foi impulsionada por Luciano do Valle, levando-o a treinar com Angelo Dundee. Maguila conquistou 77 vitórias em 85 lutas, além de diversos títulos, incluindo o Mundial pela Federação Mundial de Boxe (WBF).

 

O que é a encefalopatia traumática crônica (ETC)?

A Encefalopatia Traumática Crônica (ETC) é uma doença neurodegenerativa causada por traumas repetidos na cabeça, comuns em esportes de contato como boxe e futebol americano. 

 

Ela se desenvolve progressivamente causando sintomas típicos, como perda de memória, mudanças de humor, confusão mental e problemas motores. A ETC é semelhante ao Alzheimer, mas tem como principal causa o acúmulo de pequenos traumas cerebrais, ou impactos.

 

 
(Foto: Reprodução/Pixabay)
 

Os impactos da condição na saúde

De acordo com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, os efeitos da condição variam e ficam mais graves com o passar do tempo.

 

“A ETC causa vários problemas ao longo do tempo, ela pode levar, por exemplo, à perda de memória, dificuldade de raciocínio , impulsividade, anormalidade motoras e alterações de humor, como depressão e agressividade”.

 

Tratamento

Ainda segundo o Dr. Fabiano de Abreu, o tratamento da condição se baseia em amenizar os sintomas e cuidados paliativos.

 

“Os sintomas podem variar de acordo com o estágio da condição e o seu tratamento se baseia na gestão desses sintomas e medidas paliativas para melhorar a qualidade de vida do paciente”, explica Dr. Fabiano.

 
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

26 de outubro de 2024

Bertioga recebe maior ultramaratona aquática do Brasil neste sábado (26)

Leia mais

26 de outubro de 2024

Neste domingo (20), acontece o passeio ciclístico ‘Bora Pedalar’

Leia mais

26 de outubro de 2024

Bertioga recebe prova de travessia aquática neste domingo

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.