Projeto prevê construção de quatro novas estações na região; processo agora passa por aval do Consema
Caminhando para os 500 anos, São Vicente tem planos ambiciosos. Um deles vai deixando cada vez mais de ser projeto para se tornar realidade: o VLT (veículo leve sobre trilhos) na Área Continental. No sábado (9), o prefeito Kayo Amado divulgou em live nas suas redes sociais a sinalização positiva da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para a extensão do meio de transporte à região.
Com o aval positivo do órgão estadual, o projeto avança mais uma importante etapa. Agora, o processo passa por avaliação do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), responsável por conceder a Licença Prévia (LP), para posterior abertura da licitação.
Kayo Amado comemorou os avanços e enalteceu o papel dos profissionais envolvidos. “Esse era um sonho tão grande, que a gente comemora cada passo dado. Tudo vai caminhando para que as coisas aconteçam dentro do cronograma da EMTU. Agradeço demais ao governador Tarcísio de Freitas por estar honrando o compromisso de tratar o VLT na Área Continental de São Vicente como prioridade e aos nossos engenheiros e técnicos responsáveis. Vamos celebrar cada avanço”.
O projeto da Fase 3 do VLT na Baixada Santista consiste na construção de quatro estações na Área Continental (Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e Terminal Samaritá), levando desenvolvimento e qualidade de vida a mais de 150 mil moradores.
Vale ressaltar que a emissão do parecer favorável da Cetesb é referente à realização da segunda etapa do projeto. A primeira, que contempla a recuperação do trecho ferroviário da Ponte dos Barreiros, a construção de uma passarela para pedestres e ciclovia, já está com obras em andamento.
Atualmente, estão sendo realizadas a remoção da estrutura metálica dos trilhos e dormentes da antiga linha ferroviária, a recuperação das estacas e das vigas e lajes de concreto da ponte. Esses serviços são efetuados pelo Consórcio Paulitec-Agis, com fiscalização da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). A Prefeitura exerce o papel de interveniente, com apoio técnico e institucional.
“É impossível olhar para trás e não enxergar um horizonte para o futuro após tudo o que aconteceu nesses últimos quatro anos. Herdamos uma ponte rodoviária em condições precárias, pessoas sofrendo para atravessá-la a pé. Executamos a obra e, hoje, os condutores circulam com segurança sobre a estrutura. Lutamos para fazer o projeto do VLT constar no orçamento do Estado. Agora, nos deparamos com obras intervenções em andamento no trecho da ponte e avanços no projeto pós-ponte. É um sonho, porque sempre sonhei em levar dignidade à porta de cada morador da Área Continental. Mas é um sonho se tornando realidade cada vez mais”, concluiu Kayo Amado.
A EMTU estima que tudo esteja concluído até 2028, para o funcionamento do VLT na Área Continental.