13 de novembro de 2024
Ações de saúde bucal nas escolas municipais passam a contar com tratamento minimamente invasivo
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, mais de 43% das crianças possuem alguma cárie. Para combater esse cenário, o Programa de Educação e Prevenção em Saúde Bucal de Cubatão (Preven-tão) e o Programa Saúde na Escola (PSE) estabeleceram um novo calendário com o intuito de intensificar as visitas técnicas promovidas nas escolas do município.
O objetivo da iniciativa é conscientizar e prevenir problemas bucais entre os alunos da rede pública e as atividades são realizadas por meio do Serviço de Especialidades Odontológicas de Cubatão (SEO), que é gerenciado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), através de contrato de gestão junto à Prefeitura do Município de Cubatão.
O Programa de Educação e Prevenção em Saúde Bucal de Cubatão realiza cobertura de 59 escolas no município, entre creches, pré-escola, fundamental 1 e conveniadas. “Ao longo deste ano, conseguimos analisar a classificação de risco de cárie em todas as escolas do município, atingindo 75,6% dos alunos da rede e constatando que 23,4% apresentaram lesões”, revela a odontopediatra Dra. Vanessa Soro Nascimento Monteiro.
Em 25 de outubro, a UME Maria Rosa da Cruz Maltez da Guarda, localizada no bairro Vila Natal, recebeu profissionais do Serviço de Especialidades Odontológicas para realização de palestras educativas e escovação supervisionada. “Além disso, agora as crianças passam a contar também com o Tratamento Restaurador Atraumático (ART), uma técnica baseada no conceito de mínima intervenção, que faz a remoção parcial do tecido cariado e o selamento da cavidade com cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade”, detalhou Dra. Vanessa Soro Nascimento Monteiro.
As atividades seguem até o dia 29 de novembro e acontecerão nas escolas: UME João Ramalho, UME Elza Silva dos Santos, UME Pará e UME Padre Antônio Olivieri.