09 de janeiro de 2025
Encontro inicia discussões sobre o enfrentamento das mudanças climáticas em Santos
Santos deu início às oficinas preparatórias para a 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente (CMMAA), que, nesta edição, tem como tema ‘Emergência Climática – O Desafio da Transformação Ecológica’. O primeiro dos três encontros realizados em diferentes regiões da Cidade ocorreu na segunda-feira (6), no Sesi/Santos, na Zona Noroeste.
Durante a oficina, os participantes tiveram a oportunidade de aprender e debater assuntos relacionados aos cinco eixos das conferências municipal, estadual e nacional do Meio Ambiente, além de suas implicações para a Cidade. Os eixos abordados foram: mitigação, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica e governança e educação ambiental.
O objetivo principal foi sensibilizar os munícipes, especialmente aqueles que vivem em áreas de maior risco, conforme o Índice de Risco Climático e Vulnerabilidade Socioambiental (IRCVS) do Plano de Ação Climática de Santos.
O encontro contou com a participação de 35 pessoas, incluindo moradores da Zona Noroeste, representantes de organizações como Composta e Cultiva, ConCidadania, Seção de Mudanças Climáticas (Seclima) e Departamento de Proteção e Defesa Civil (Deprodec) da Prefeitura de Santos, além de membros de coletivos como a Associação José Martí, Horta Bons Frutos, Óleo Noel, Sintapi, Mulheres Periféricas, Movimento Pró-Moradia Girassol e a Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (Abefcbs).
Próximos encontros da 5ª CMMA – Santos
Dando continuidade à meta de ampliar as discussões em todas as regiões da Cidade, a próxima oficina será realizada na quarta-feira (8), no Centro Comunitário da Igreja São João Baptista, no Morro da Nova Cintra, às 18h. A última oficina do cronograma ocorrerá na quinta-feira (9), na Creche Noel Gomes Ferreira, em Caruara (Área Continental), também às 18h. Nenhuma necessita de inscrição prévia para participar.
A iniciativa segue a metodologia e os procedimentos definidos pelas Comissões Organizadoras Federal e Estadual, sendo composta pelas oficinas preparatórias e pela própria Conferência Municipal, que ocorrerá no dia 18 de janeiro, na Unifesp (Rua Carvalho de Mendonça, 144).
Entre os objetivos da 5ª CMMA estão a promoção da participação popular na construção de propostas para enfrentar a emergência climática, além da eleição da delegação que representará o Município na etapa estadual da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, observando critérios de gênero e etnia.
Esta iniciativa contempla o item 11 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Cidades e Comunidades Sustentáveis.