Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

29 de janeiro de 2025

Cidade tem o maior ambulatório para pessoas trans na Baixada

 | Jornal Acontece

Serviço é referência na região e oferece cuidado humanizado para população

 

 

Buscando fornecer todo bem-estar e suporte à população trans, a Secretaria dos Direitos Humanos e Cidadania de São Vicente (Sedhc-SV), em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesau) e demais instituições, reforça o compromisso ao oferecer um ambulatório transexualizador na Cidade. O serviço, que atende mulheres e homens trans acima de 18 anos, é o maior da Baixada Santista em número de atendimentos ofertados.

 

 

A unidade funciona de forma integrada, começando pelos atendimentos na Sedhc, que oferece serviços como acompanhamento terapêutico, atendimento social, acesso à empregabilidade, oferta de cursos profissionalizantes, retificação do nome social e gênero, acesso à documentação civil (RG e Certidão de Nascimento) e combate à transfobia.

 

 

Após essa etapa, os pacientes são encaminhados pelo sistema CROSS para o ambulatório trans do Hospital Guilherme Álvaro, onde recebem acompanhamento clínico com equipe multidisciplinar.

 

 

Vale ressaltar que, de acordo com os dados de relatório – um dossiê divulgado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) nesta segunda-feira (27), em Brasília, revela que 122 pessoas trans e travestis foram assassinadas no Brasil em 2024. As vítimas são, em sua maioria, negras, carentes e nordestinas. Desse modo, o dossiê destaca que, pelo 16° ano consecutivo, o Brasil continua sendo o país que mais mata pessoas trans no mundo.

 

 

“Vejo como um avanço imenso a criação das políticas públicas para as pessoas trans. A pauta LGBTQIAPN+ infelizmente ainda é muito criminalizada no Brasil, então a população acaba tendo os seus direitos violados. Quando conseguimos construir um serviço como o ambulatório trans, estamos garantindo esses direitos à comunidade. Então vislumbro um avanço cada vez maior. Hoje a Prefeitura de São Vicente dispõe de serviços que asseguram a proteção da população LGBTQIAPN+, em especial a população trans/travesti”, ressalta o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Jackson Nunes.

 

 

Diante desse cenário alarmante no Brasil, a Prefeitura de São Vicente reforça a importância do Ambulatório Transexualizador como um espaço de acolhimento, saúde, cidadania e respeito, garantindo direitos e combatendo a violência contra a população trans.

 

 

Os atendimentos podem ser agendados, presencialmente, na Rua José Bonifácio n° 404, 1° andar (Centro) ou pelo e-mail [email protected]. Atualmente, 60 pessoas já utilizam o serviço.

 

 

29 de Janeiro – Dia da Visibilidade Trans:

Em 29 de janeiro de 2004, foi realizado em Brasília um evento nacional para o lançamento da campanha “Travesti e Respeito”, no Congresso Nacional. Organizada por pessoas trans e travestis, essa campanha se tornou um marco na luta contra a transfobia. A partir desse momento, a data de 29 de janeiro passou a ser celebrada como o Dia Nacional da Visibilidade Trans. A data tem como propósito incentivar reflexões sobre os direitos e a cidadania das pessoas trans, travestis, transexuais (homens e mulheres trans) e não-binárias.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

29 de janeiro de 2025

Além do físico: Aulas de Ioga oferecem bem-estar mental para todas as idades

Leia mais

29 de janeiro de 2025

Processo seletivo oferece 20 vagas de emprego nesta sexta-feira (8)

Leia mais

29 de janeiro de 2025

Município da Baixada é selecionado para projeto-piloto de combate à pobreza do Governo de SP

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.