Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

06 de março de 2025

Bike Santos celebra marco ao completar 5 milhões de viagens realizadas

 | Jornal Acontece

Empresa faz um raio x com perfil dos usuários, estações e horários que o serviço é mais utilizado

 

O projeto de bicicletas compartilhadas Bike Santos celebra um marco histórico ao completar 5 milhões de viagens realizadas desde o lançamento do serviço em 2012. Essa conquista ressalta o sucesso da iniciativa, que tem transformado a mobilidade urbana na cidade de Santos e promovido um estilo de vida mais saudável e sustentável.

 

 

Com 43 estações, sendo 39 destinadas a adultos e 4 para o público infantil, mais de 300 mil cadastros e uma média mensal de 42 mil viagens, o sistema evidencia não apenas sua eficiência e praticidade, mas também o papel fundamental que desempenha no cotidiano dos cidadãos.

 

 

Segundo relatório da Serttel, empresa que operacionaliza o projeto, hoje 34% dos usuários tem idade entre 26 e 35 anos, 23% de 36 a 45 anos, 22% de 18 a 25, e 22% pessoas com mais de 45 anos. Os horários de pico indicam uma alta demanda entre 16h e 20h, período que concentra 33,83% das viagens, evidenciando a relevância do serviço para o deslocamento diário e confirma que em Santos, a maioria dos deslocamentos com as bicicletas compartilhadas são realizados por estudantes e trabalhadores, reforçando a importância do projeto para a mobilidade urbana.

 

 

“O crescimento do uso de bicicletas compartilhadas reflete a necessidade de alternativas sustentáveis e eficientes para a mobilidade urbana. O Bike Santos tem se mostrado uma solução essencial para reduzir congestionamentos e oferecer mais opções de deslocamento na cidade. As viagens realizadas até o momento evitaram a emissão de mais de 2 mil toneladas de CO2, contribuindo significativamente para a diminuição das emissões de carbono na cidade”, afirma Murilo Barletta, diretor de Transportes Urbanos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos).

 

 

A análise do “raio-x” do serviço aponta que as estações localizadas em áreas estratégicas – especialmente nas proximidades da orla, centros comerciais e principais vias de acesso– registram os maiores índices de fluxo. As estações com maior número de retiradas de bicicletas são: Estação 12 – Gonzaga, Estação 1 – Emissário e Estação 6 – Fonte do Sapo.

 

 

Para garantir o funcionamento contínuo do sistema, há uma rotina operacional diária, das 6h às 23h, que inclui manutenção das estações e bicicletas, além da logística de remanejamento das bikes. Recentemente, foram realizadas melhorias para resolver questões frequentes, como a utilização de pneus maciços, que diminuem a possibilidade de furos, e a inserção de esticadores de corrente, que evitam quedas da corrente, aumentando o conforto e a segurança durante o uso.

 

 

“O marco de 5 milhões de viagens reflete a importância de oferecermos um serviço eficiente e acessível à população. O compromisso com a mobilidade sustentável e a confiança dos usuários são fundamentais para o sucesso do Bike Santos”, destaca Renan Borsatto, gerente de operações da Serttel.

 

 

O programa Bike Santos é gerenciado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), operado pela Serttel e desenvolvido em parceria com a Unimed Santos e o Sicoob Unimais Metropolitana.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

06 de março de 2025

Concursos públicos na área de saúde recebem inscrições até segunda-feira

Leia mais

06 de março de 2025

Feira de Profissões envolve centenas de alunos de Santos com oficinas, palestras e visitas

Leia mais

06 de março de 2025

Casa das Culturas tem inscrições abertas para curso de narração de histórias

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.